8,7 milhões de paranaenses só serão vacinados a partir de junho

Início da votação abrange apenas 28,7% das pessoas e foca em profissionais da saúde, pessoas acima de 60 anos e com morbidades





Governador recebe vacinas. Foto: AEN

O Governo do Paraná anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 para esta segunda-feira (18). O estado recebe cerca de 265 mil doses de CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinocav em parceria com o Instituto Butantan. Desta quantidade, 22720 serão destinadas a indígenas. As outras 242880 doses serão aplicadas em duas etapas em cerca de 126 mil pessoas. O Plano Estadual de Vacinação pretende vacinar 4,019 milhões de pessoas até maio de 2021. Com isso, cerca de 8.736.014 pessoas só devem começar a serem vacinadas a partir de junho.

Diferente de São Paulo, a vacinação do Paraná depende da organização e cronograma do Governo Federal. “A estratégia de vacinação adotada pelo Estado do Paraná segue as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com prioridade para grupos pré-definidos”, diz o plano paranaense.

Os primeiros vacinados, de acordo com o plano prioritário são “pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas, população indígena em terras indígenas demarcadas, e trabalhadores de Saúde que atuam em Serviços de Saúde”. O programa paranaense prevê primeiro vacinar as pessoas com duas doses para depois iniciar a vacinação de outros grupos. Das primeiras doses,  segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas 24.440 doses para Curitiba, 13.960 para Londrina, 9.360 para Maringá e 8.160 para Cascavel.

Dos quatro milhões de vacinados inicialmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas estão acima dos 60 anos. Outros 1,17 milhão são pessoas com comorbidade, ou seja, que possuem doenças associadas a outras. O primeiro público ainda abrange professores, pessoas em situação de rua, trabalhadores do ramo de transporte térreo, aéreo e portuário e presos.

::. Confira aqui o Plano Estadual de Vacinação

Com isso, planeja o governo, se “estima expandir a longo prazo a estratégia de vacinação para a população acima de 18 anos de idade ainda não vacinada, que perfaz um total de
8.736.014 pessoas”.

Essa vacinação, por outro lado, ainda depende da produção das vacinas. “há uma encomenda tecnológica feita pelo Ministério da Saúde que prevê 100,4 milhões
de doses até junho/2021 (Fiocruz/ Astrazeneca) e 110 milhões de doses aproximadamente
entre agosto a dezembro de 2021 (produção nacional)”, admite o Plano Paranaense.

Com essa perspectiva temporal, o Paraná e o Brasil deve manter os protocolos de distanciamento social e o uso de máscaras. O Brasil tem quase 210 mil mortos por Covid-19, o que representa 10% da população mundial vítima do coronavírus. O país ainda registra 8,5 milhões de contaminados, sendo o terceiro com mais casos.