Lula já vence no primeiro turno, mostra IPEC/Globo

Reprovação a Bolsonaro sobe e atinge 53%





Ricardo Stuckert

A pesquisa IPEC/Globo mostra que o ex-presidente Lula pode vencer a eleição já no primeiro turno. Ele aparece com 48% das intenções de voto. Seu principal adversário é o presidente Jair Bolsonaro, que detém 23%. O chamado campo da “Terceira Via” com Ciro Gomes, João Dória e Mandetta soma 11%. A pesquisa aponta 10% de brancos e nulos e 4% não responderam.

10% é a quantidade de votos no segundo turno presidencial entre Bolsonaro e Haddad (PT) na última eleição de 2018. Os 11 milhões de eleitores se somam aos 31,3 milhões que se abstiveram de votar. Com isso, só são contatos os votos válidos. E é essa conta que interessa ao ex-presidente Lula. Na hora da apuração, os votos brancos e nulos não são computados e a percentagem é feita apenas em cima dos votos válidos.

No primeiro turno daquela eleição, Bolsonaro venceu com 49.276.990 votos. O que representou 46% dos votos válidos. Em segundo, Haddad, obteve 31.342.005 votos válidos, equivalente a 29,28%. Atualmente, a diferença de intenção de votos entre Lula e Bolsonaro é maior para o petista. E naquela eleição, como agora, o percentual de brancos e nulos segue parecido. No primeiro turno de 2018, 3.106.936 votos foram brancos, 7.206.205 votos foram nulos e 29.941.265 votos não compareceram para votar.

A pesquisa IPEC ainda mostra uma estabilidade eleitoral entre os três principais candidatos: Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes. Para Ciro, o problema é que a “chamada terceira via” ainda não o nomeou como candidato oficial. Mandetta, João Dória, Sérgio Moro ainda postulam essa indicação.

Já Bolsonaro, embora figure como segundo colocado nas pesquisas, pode ter atingido seu teto eleitoral para esse pleito. Sua votação não chega mais a 25% e tanto a sua reprovação como do seu governo se mantêm acima dos 65%. A ter como base que 69% dos pesquisados não confia no presidente Bolsonaro, isso mostra que ele dificilmente encosta em Lula no primeiro turno.