O povão quer Lula presidente

Pesquisa mostra candidatura forte entre pobres, nordestinos e católicos





Foto: Gibran Mendes

A pesquisa IPEC sobre a corrida presidencial mostrou que o povão brasileiro já escolheu Lula (PT) como seu próximo presidente. Em um cenário econômico com quase 14 milhões de desempregados, aumento da fome e encarecimento do custo de vida, a população de baixa renda enxerga no ex-presidente a retomada da esperança e do consumo. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém seu eleitorado fiel entre os evangélicos enquanto que o ex-juiz Sérgio Moro é apenas um candidato do sul do país.

O levantamento mostra Lula com 48% dos votos na pergunta estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados. Por outro lado, na espontânea, o ex-presidente já bate em 40%. O índice mostra a força do petista, principalmente porque ele não se encontra em evidência na mídia como o presidente Jair Bolsonaro ou como Sérgio Moro, que tem participado de diversos encontros para impulsionar sua campanha.

Do percentual de Lula, segundo o IPEC, seus votos estão entre aqueles que avaliam a administração de Jair Bolsonaro como ruim ou péssima (68%), aqueles que residem no Nordeste (63%) ou que residem em cidades que fazem parte das periferias das capitais (55%) e entre os católicos (54%). Para o levantamento, as intenções de voto em Lula são maiores quanto menor a renda familiar mensal e a escolaridade dos entrevistados.

A boa avaliação do ex-presidente deve ser o centro da campanha petista. Ainda mais porque tanto Bolsonaro como Moro se apresentam como candidatos liberais.