Paraná terá primeira edição da Taça das Favelas

Neste sábado (7) serão realizadas peneiras na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e Colombo





Realizada desde 2012, Taça das Favelas terá primeira edição no Paraná. Foto: Mídia Ninja

O maior torneio de futebol entre favelas no mundo terá sua primeira edição no Paraná. A Taça das Favelas, organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), tem participação de jovens entre 14 e 17 anos moradores de comunidades de todo o Brasil, com equipes masculinas e femininas, mobilizando mais de 100 mil participantes por ano.

Realizada desde 2012, o evento é mundialmente conhecido, especialmente pelas edições realizadas no Rio de Janeiro, porém 17 estados já realizam o torneio. Nos próximos três anos, de acordo com a coordenação nacional da Cufa, a Taça da Favela envolverá cerca de 600 mil jovens de comunidades usando o futebol como fio condutor.

O objetivo principal é promover inclusão social por meio do esporte e promover a “cultura da paz” em territórios em conflito. “É uma oportunidade de ressignificação do indivíduo e dos territórios das favelas. Além de fortalecer a autoestima dos jovens moradores e moradoras das comunidades”, comenta José Antônio Campos, o ‘Zé da Cufa’, coordenador-geral da Cufa no Paraná.

Apesar do foco da integração social, o torneio também é uma oportunidade de revelação de novos talentos para o futebol. Entre os jovens que conseguiram carreira profissional após participarem do torneio está Erick Brendon, atual jogador do América, que disputou a primeira edição da Taça das Favelas representando o Complexo do Alemão, e Matheus Norton, que disputou a edição de 2013, e que hoje joga profissionalmente na Holanda.

Paraná

Na primeira fase da Taça das Favelas no Paraná acontecerão peneiras para escolha das seleções que representarão as comunidades no campeonato. Serão 16 times masculinos e oito times femininos, porém a expectativa da organização é que 90 comunidades de Curitiba e região metropolitana estejam envolvidas na competição.

As primeiras peneiras acontecerão no sábado (7) no campo da Vila Vitória Régia, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e no estádio Bola de Ouro, em Colombo, das 9h às 12h. Ao todo serão 150 escolhidos. Cada treinador escolherá 18 atletas para representarem suas favelas.

A divulgação dos escolhidos de cada comunidade acontecerá entre os dias 19 e 22 de abril. No dia 28 de abril será realizado o Congresso Técnico do torneio. A abertura da Taça das Favelas Paraná acontecerá no dia 5 de maio, no Estádio Bola de Ouro, em Colombo.

José Campos destaca as experiências educacionais e culturais que acontecem durante as edições da Taça das Favelas. “Mais que um torneio de futebol, a Taça das Favelas é o campeonato de integração social e de cidadania. É um gol para toda vida”, aponta o coordenador da Cufa no Paraná.

Serviço

Mais informações sobre a Taça das Favelas no site: http://tacadasfavelas.com.br/ ou pelo blog da Cufa Paraná: http://cufa-pr.blogspot.com.br/