Magistério de Curitiba realiza ato para exigir contratações e descongelamento do Plano de Carreira

Categoria também protestará contra o projeto Escola Sem Partido em trâmite na Câmara de Vereadores




FonteSismmac

Foto: Arquivo Sismmac

As professoras e professores da rede municipal de Curitiba vão se reunir nesta quarta-feira (30) para exigir a contratação de professores e o descongelamento dos Plano de Carreira e salário. O ato acontecerá em frente ao prédio da Prefeitura, a partir das 14h.

O objetivo da manifestação é protestar contra o descaso da Prefeitura com a educação e com o funcionalismo público do município. No início da gestão, o prefeito Rafael Greca prometeu contratar 700 professores, mas até agora contratou apenas 48. Há um deficit de cerca de 1.500 professores na rede municipal.

Para o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), a gestão Greca apostou em medidas que pioram as condições de trabalho, motivo que o magistério tem se mobilizado na luta contra a desvalorização da carreira e contra a lógica de tratar as escolas como depósito de crianças.

Além disso, os salários e o Plano de Carreira das professoras e professores da rede continuam congelados devido ao pacote de ajuste fiscal proposto por Rafael Greca e aprovado no ano passado na Câmara de Vereadores.

‘Lei da mordaça’

Durante o ato, a categoria também vai protestar contra o Projeto de Lei Escola Sem Partido. Mesmo com o parecer desfavorável de duas comissões na Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Educação (SME), a proposta foi considerada apta para seguir em votação em Plenário.

O magistério aponta que, além de desrespeitar à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o projeto criminaliza e intimida os professores que são comprometidos com a formação crítica de seus alunos. “É uma proposta que impede a liberdade de expressão e os debates sobre questões sociais no ambiente escolar”, aponta o Sismmac.

Serviço

Ato do magistério municipal de Curitiba
Data: 30 de maio (quarta-feira)
Horário: a partir das 14h
Local: Em frente ao prédio da Prefeitura (Av. Cândido de Abreu, 817)