FALATÓRIO: O antissistema aderiu ao sistemão

Da perseguição a Lula à disputa em Brasília, o ano começou no Brasil





Foto Antonio Cruz/ Agência Brasil

EDUCADOS
“O brasileiro viajando é um canibal. Rouba coisas dos hotéis, rouba assentos salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo. Esse é o tipo de coisa que tem de ser revertido na escola”.
Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, que já havia afirmado que a universidade é só para casta rica e intelectual.

LITURGIA
“Creio que nas escolas é preciso dar educação sexual. Sexo é um dom de Deus. Não é um monstro. É o dom de Deus para amar e se alguém o usa para ganhar dinheiro ou explorar o outro, é um problema diferente. Precisamos oferecer uma educação sexual objetiva, como é, sem colonização ideológica”.
Papa Francisco, sobre a importância de ter educação sexual nas escolas.

ÁGUA NA FOLIA
“Eu gostaria de fazer um apelo. Pedir a população que o carnaval seja alegre, feliz, brincalhão. Se quiser criticar o prefeito, não tem problema. O que não pode é beber”.
Prefeito Marcelo Crivella – A declaração foi dada durante reunião para discutir o esquema de segurança para o carnaval do Rio de Janeiro.

AUTORIZAÇÃO TARDIA

Presidente do STF, Dias Toffoli – Embora o pedido da defesa tenha sido feito de madrugada, o presidente do STF publicou a decisão 10 minutos antes do enterro. Ainda assim, restringiu a ida de Lula a Unidade Militar, diferente do que aconteceu na Ditadura, quando o líder sindical deixou o DOPS para participar do enterro de sua mãe. Lula lamentou o episódio: “Não posso fazer nada porque não me deixaram ir. O que posso fazer é ficar aqui e chorar”.

RENAN PISTOLA

“Eu não vou fazer igual o Jean e renunciar”.

Senador Renan Calheiros, prometendo ser oposição a Bolsonaro se não for eleito presidente do Senado.

SISTEMÃO

Presidente Jair Bolsonaro felicita Rodrigo Maia para o terceiro mandato consecutivo  na presidência da Câmara.

Deputado Rodrigo Maia. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

“O Congresso não é um puxadinho do Executivo”.

Apoiado por PSL, presidente Rodrigo Maia alega independência.

PROGRESSISTA?
“A questão do aborto também é algo que tem que ser bem discutido, porque você tem aquele aborto onde a pessoa foi estuprada, ou a pessoa não tem condições de manter aquele filho. Então talvez aí a mulher teria que ter a liberdade de chegar e dizer “ preciso fazer um aborto”.
Vice-presidente, General Hamilton Mourão.

FIQUE DE OLHO

  • O governador do Paraná Ratinho Júnior encaminhou projeto de lei para acabar com a aposentadoria de ex-governadores.
  • Na reação da Força Tarefa da Lava Jato após STJ mandar soltar o ex- governador Beto Richa.
  • Aumento da passagem de ônibus em Curitiba.
  • Punições a Vale após o acidente ambiental em Brumadinho.
  • Desdobramento do caso Queiroz após o ministro do STF Marco Aurélio decidir que a investigação que envolve o senador Flávio Bolsonaro não tem foro privilegiado.