Reforma Agrária em festa

Festa da Colheita marcou os 20 anos do Assentamento Contestado

Foto: Leandro Taques

Este sábado (22/06) foi de festa pelos 20 anos do assentamento Contestado, localizado na Lapa (PR), a 70 quilômetros de Curitiba. Mais de mil pessoas, vindas do campo e da cidade, participaram das comemorações. 

A abertura ocorreu com um ato ecumênico com a participação de várias crenças e religiões. A cerimônia buscou resgatar a igualdade, o respeito e dignidade de um povo que segue sonhando e lutando por um futuro melhor. Em seguida, as centenas de pessoas presentes participaram do almoço com costela fogo de chão e acompanhamentos. 

A festa também marcou a inauguração do Centro Cultural Casarão. O ato começou do lado de fora do espaço, com a apresentação cultural de artistas locais, que representaram a cultura do povo. 

Ao adentrar o Casarão, a platéia foi recebida com o verdadeiro fandango caiçara (dança tradicional no litoral paranaense), do grupo Mandicuera. Em seguida ocorreu o lançamento da exposição fotográfica “Olhar ancestral: memória e cultura quilombola”, da fotógrafa Izabelle Neri Vicentini.