Estudante de Maringá lança documentário sobre o crime da Vale em Brumadinho

Breno Thomé lançará no próximo dia 13 de setembro, no Espaço Coletiva Mostra Cultural de Maringá, um videodocumentário intitulado “Vale uma Aldeia?”





Foto: Breno Thomé Ortega

As lentes da câmera do estudante de economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e fotojornalista, Breno Thomé Ortega, 24, registraram em fotos e vídeo um dos maiores crimes ambientais ocorridos no mundo este ano. Era dia 25 de janeiro, quando o rompimento da Barragem da Vale, em Brumadinho (MG), destruiu várias comunidades matando cerca de 300 pessoas e também o rio Paraobepa.

Foram sete dias em que o cheiro da morte, espalhado pelo mar de lama, esteve presente na vida deste acadêmico, que deixou as férias de lado para ajudar, com seu trabalho, a população local. O sofrimento e a dor também dos animais não passaram despercebidos pelas lentes deste profissional, que conseguiu eternizar, em imagens, a catástrofe e a solidariedade das pessoas.

Agora Breno Thomé lançará no próximo dia 13 de setembro, no Espaço Coletiva Mostra Cultural de Maringá, um videodocumentário intitulado “Vale uma Aldeia?” em que conta, de maneira expositiva, o impacto do crime cometido pela VALE. Nesse período, deu ênfase ainda aos indígenas da tribo Pataxó, também atingidos, mas que não receberam o devido destaque da mídia hegemônica, tampouco ajuda das autoridades competentes.

No documentário ele narra, de maneira objetiva, os fatos, com recursos argumentativos, na visão de quem perdeu sua única fonte de sobrevivência: o rio. 

Na mesma linha, fará também uma exposição com as principais fotos que documentam a identidade do povo Pataxó e o impacto sobre seu modo de vida. A renda obtida com a venda das fotos e a exibição do filme será revertida à Aldeia Pataxó.

O que: Lançamento documentário “Vale uma Aldeia?”

Quando: 13 de setembro 19h30min

Onde: Espaço Coletiva Mostra Cultural – Rua: Padre Vieira, 443 – Zona 7, Maringá – PR