Bolsonaro sugere e internet responde com #voltaPT

FIO DA MEADA: Por falar em pesquisa, Lula era o cara





Foto: Leandro Taques

O presidente Jair Bolsonaro não gostou nada das críticas à indicação de Augusto Aras para a PGR. Ele questionou se as pessoas queriam o retorno do partido de luta e a internet respondeu: #voltaPT. A tag entrou nos trend topics e neste FIO DA MEADA vamos ver a avaliação de Lula quando deixou à presidência.

BOLSODATA | Esta foi uma semana dedicada às pesquisas. Nelas, se viu a reprovação de Bolsonaro disparar. Apenas 29% apoiam seu governo. Já a rejeição chegou a 54%. Ele é superado por Moro que conta com apoio de 54% dos entrevistados.

LULA LÍDER | Mas esses números não se comparam a Lula, quando ele terminou o segundo mandato. Pesquisa Datafolha em 2010 mostra que ele é o presidente mais bem avaliado no Brasil. “pós sete anos e 11 meses de governo, 83% dos brasileiros adultos avaliam sua gestão como ótima ou boa”, registra o instituto de pesquisa.

PLENO EMPREGO | Atualmente, muitos dizem que o PT destruiu o país. No entanto, essa não era a percepção dos brasileiros tinham em dezembro daquele ano. Apenas 4% diziam que o governo era péssimo. O último ano de Lula no poder teve a geração de 2,5 milhões de empregos. Tudo com carteira assinada.

PAÍS CRESCENDO | Aliás, a taxa de desemprego era 6,7%. A menor taxa em oito anos.  Eram apenas 1,6 milhões de desempregados. Segundo o IBGE, o desemprego vem caindo gradualmente há vários meses e em dezembro do ano passado chegou a 5,3%, seu nível mais baixo desde 2002.

É LULA, GURI | Lula era bem avaliado em todo país. No sul, onde tinha a pior média, ele registrou apoio de 77% dos entrevistados. Sua nota geral atingiu 8,7.

SURPREENDEU | O ex-presidente fez um excelente governo, registra a pesquisa: “Em dezembro de 2002, 76% acreditavam que Lula faria um governo ótimo ou bom, ante os 83% que fazem a mesma avaliação atualmente, com o mandato concluído”, registra o Datafolha.

DOR DE COTOVELO | O prestígio de Lula não foi o mesmo de FHC. 34% diziam que o Brasil havia piorado no seu governo. Lula atingiu 84% de pessoas afirmando que o país estava melhor de quando ele recebeu dos tucanos.

INGRATOS | Atualmente, o Brasil passa vergonha com Bolsonaro e suas declarações como no caso da Amazônia e ataques a países vizinhos. Já no término do governo de Lula, 87% diziam ter mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro. Serão esses – ou seus filhos – os mesmos que comemoram sua prisão atualmente?