APP Sindicato pede suspensão do calendário escolar

UFPR suspende aulas a partir de segunda-feira (16)





Foto: Gibran Mendes.

A Direção Estadual da APP-Sindicato fez contato com o Secretário da Educação, Renato Feder, solicitando imediata suspensão do calendário escolar. Tal medida prende-se ao fato da constatação da importância das medidas preventivas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Especialistas em saúde pública vêm apontando as melhores alternativas a fim de evitar maiores prejuízos à população e dão conta que a melhor alternativa é evitar a aglomeração de pessoas antes da disseminação massiva das contaminações.

De acordo com a entidade, em situações anteriores como a pandemia da gripe H1N1 2009, bem como as enchentes em regiões do estado no ano 2014, suspenderam o calendário escolar sem prejuízo ao cumprimento das 800h anuais e dos conteúdos aos estudantes sem a necessidade de realização de 200 dias letivos. O debate sobre reposição e calendário escolar serão realizados na sequência. É preciso precaver e estancar a pandemia. Todas e todos temos responsabilidade e faremos o melhor.

A SEED, por enquanto, não orientou pela suspensão das aulas. A orientação esclarece, ainda, que até o momento não há orientação, por parte do Ministério da Saúde, para cancelamento de atividades coletivas e que medidas de contenção estão sendo analisadas diariamente pelo Ministério da Saúde e Centro de Operações em Emergências (COE).

UFPR suspende aulas 

UFPR e UTFPR decidem suspender, a partir de amanhã, 16 de março, as atividades letivas presenciais pelo prazo de 14 dias, inclusive para planejar e atender as condições de prevenção necessárias no combate ao COVID-19 recomendadas pelas próprias autoridades públicas de saúde (a exemplo de itens de higiene como álcool gel e sabonetes, praticamente ausentes no mercado).

As demais instituições presentes, em razão das suas especificidades, irão, a partir desta segunda-feira, encaminhar reuniões para definir eventual e progressiva suspensão de suas atividades.