Sem surpresas, Ratinho aumenta tarifa da Sanepar





Governo do Paraná, por meio da Agepar, estabeleceu em 2017 a política de reajuste tarifário acima da inflação. Na foto, o governador Ratinho Junior cumprimenta o presidente da Sanepar. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

O anúncio do reajuste de água da Sanepar não é surpresa. Ele já havia sido “anunciado” ao mercado financeiro na divulgação do balanço do terceiro trimestre de 2020, quando os diretores da empresa disseram que esperavam a divulgação do aumento ainda em dezembro. Fato novo é a redução do valor, de pouco mais de 9% para 5% a ser aplicado a partir de fevereiro. A diferença como o lucro represado vai ficar para abril de 2021, data-base do reajuste.

A Agepar, controlada por Ratinho Junior, anunciou hoje que “no uso de suas atribuições, decidiu em reunião realizada nesta data pela aplicação do Índice de Reajuste Tarifário anual de 5,11236%, com vigência a partir de 05 de fevereiro de 2021. Ainda, ficou definido pela AGEPAR que eventuais perdas de receita decorrentes da não aplicação do índice integral serão objeto de análise no processo de Revisão Tarifária Periódica, previsto para iniciar em 2021”, é  o que informa a Sanepar.

Este Porém já havia informado em primeira mão que tanto o reajuste agora como em maio deviam vir como expôs que a política tarifária aprovada pela Sanepar e com aval da Agepar em 2017 já prevê reajustes acima da inflação até 2024.

Registramos: “O segundo motivo para o reajuste acontecer é a política do Governo do Paraná de promover reajustes acima da inflação e com índice fixo de elevação acima da inflação. Em 2019, na outra vez que a Agepar regulamentou reajuste, disse que o objetivo era “definir tarifas que permitam tanto o alcance e a manutenção do equilíbrio financeiro da prestação eficiente dos serviços, como a modicidade tarifária dos usuários”, diz a Resolução Homologatória 6 de abril de 2019. Há época, a tarifa de 12,12% também previa o reajuste anual somado à parcela da Revisão Tarifária do ano de 2017 diferida para este ano”

A suspensão da do reajuste no lugar de sua revogação não passou de jogo de cena político, aguardando o melhor momento para mais uma vez aumentar o valor cobrado dos paranaenses.

Veja mais 

Reajustes da Sanepar acima da inflação devem ocorrer até 2024