Educadores realizam ato no Núcleo Regional de Educação de Toledo, no Oeste do Paraná

Ato lembrou das vítimas da Covid-19 no Oeste do Paraná. Região está com o sistema de saúde em colapso





Foto: Caroline Momente

O Núcleo Sindical da APP-Sindicato de Toledo organizou, nesta terça-feira (23), um ato simbólico em frente ao Núcleo Regional de Educação do município do Oeste do Paraná. A manifestação teve como objetivo lembrar as vítimas da Covid-19, especialmente na região que se encontra com o sistema de saúde colapsado. Uma situação, que segundo a direção sindical, irá se agravar com o retorno das aulas presenciais no Estado.

A menos de uma semana para o início do ano letivo na modalidade híbrida na rede estadual de ensino, diversas escolas já foram fechadas em virtude de surtos de Covid-19. Além de destacar que o retorno é uma medida temerária no atual contexto sanitário, o Núcleo Sindical da APP-Toledo reivindica que as escolas tenham condições humanas e estruturais que garantam o mínimo de segurança aos profissionais, estudantes e familiares, uma vez que não há previsão de vacinação dos trabalhadores da educação.

Na oportunidade do protesto, os educadores levaram coroas de flores em homenagem às vítimas fatais da doença. “Foi, ao mesmo tempo, um ato de denúncia e protesto. Denúncia pelas vidas perdidas com pandemia da Covid-19 e do negacionismo e protesto contra ações governamentais que, no lugar de controlar a pandemia, colaboram com a sua disseminação entre a população. Pois como deve ser em todos os lugares de trabalho, a escola pública também não pode ser espaço onde a morte se faz presente de maneira evitável, afirma o professor Luciano Palagano.