Curitiba tem alto índice de contaminação enquanto mantém bandeira amarela e reabre escolas

Taxa de ocupação de leitos está em 90% e cidade tem apenas 36 leitos disponíveis





Prefeito Rafael Greca acompanha os protocolos de segurança adotados pelas escolas municipais para a volta as aulas, no Cmei Boa Vista, no Atuba. Curitiba, 19/02/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Com apenas 36 leitos disponíveis e 90% de taxa de ocupação, a Prefeitura de Curitiba não vê como grave a pandemia de Covid-19 na capital. Pelo menos quando o assunto é a bandeira amarela adotada e as regras de distanciamento social e de funcionamento do comércio. A bandeira é mantida mesmo com a cidade apresentando aumento nos índices de contaminação, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

No protocolo adotado pela gestão, os índices de contaminação e de mortes estão superiores a 1 ponto. O que indica alastramento do vírus. Dentro do sistema de “valores”, as mortes atingiram 3,6, o que o coloca na bandeira vermelha. Já o índice de contaminações bateu em 125. Mas, para o município, mesmo com a quase inexistência de leitos disponíveis para a Covid-19, a bandeira é amarela, dentro da pontuação de 1,56 (acima de 2 se adota a bandeira laranja).

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a média móvel de casos cresceu 54% em relação aos últimos 14 dias. Foram registrados 624 casos novos. O pico de casos aconteceu em 10 de dezembro com 1492 casos novos. A cidade também está tendo crescimento no registro de casos ativos nas últimas duas semanas. De acordo com a média móvel, a alta é de 14,7%, batendo em quase 6 mil casos.

A alta dos números acontece em um momento em que a gestão municipal autorizou a reabertura de escolas privadas e públicas municipais. Nos dias 18 e 19 de fevereiro as crianças foram recebidas em CMEIs e escolas municipais e as aulas voltaram à normalidade a partir da segunda-feira (22).