Lula ganha mais uma na justiça

Ex-presidente tem contra apenas a acusação da compra de caças para a FAB





Lula se encontrou com Mônica Benício e Leonardo Padura um dia após a gravação da entrevista exclusiva. Foto: Theo Marques

Líder nas pesquisas eleitorais, o ex-presidente Lula venceu mais uma ação na justiça. Já é a décima nona. Nessa última vitória, Lula e outros personagens foram acusados de tráfico de influência para favorecer negócios da Construtora OAS. A vitória dele reforça um processo de perseguição sofrido pela Operação Lava Jato e pelo ex-juiz Sérgio Moro para retirá-lo das eleições de 2018.

O arquivamento foi revelado no último dia 13 pelo advogado de Lula, Cristiano Zanin. “Temos agora 19 decisões favoráveis e que reforçam a prática do lawfare. Conseguimos encerrar todos os processos que estavam em curso”, explicou.

Agora, o ex-presidente responde apenas por um processo da justiça que trata da compra de caças para reforçar a Força Aérea Brasileira. A defesa do presidente confia que esse caso também será arquivado, levando em conta que o STF já declarou nulos elementos da acusação.

Das 19 vitórias de Lula, as mais representativas são as que consideraram o ex-juiz e ministro da Justiça, Sérgio Moro, suspeito em julgar Lula e que Curitiba não era o tribunal adequado para avaliar assuntos relacionados ao ex-presidente. Lula é considerado inocente nos casos do Triplex, Sítio de Atibaia e Instituto Lula.