Comunidade Guarani do Oeste lança relatório sobre violências e violação de direitos humanos

A pesquisa, realizada desde 2015, tem como principal objetivo sistematizar e denunciar as graves violações de direitos humanos sofridas pelos mais de 1.600 Avá Guarani dos municípios de Guaíra e Terra Roxa que reivindicam o reconhecimento de seu território tradicional





Foto: Paulo Porto

No dia 9 de agosto (quarta-feira), Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) lança Guaíra & Terra Roxa: Relatório sobre violações de direitos humanos contra os Avá Guarani do Oeste do Paraná. O relatório será apresentado às 10h na Escola Mbyja Porã da Aldeia Marangatu, município de Guaíra. Após a apresentação, as comunidades sairão em ato, marcado para as 14h, para protocolar a entrega do relatório nos órgãos públicos da região.

A pesquisa, realizada desde 2015, tem como principal objetivo sistematizar e denunciar as graves violações de direitos humanos sofridas pelos mais de 1.600 Avá Guarani dos municípios de Guaíra e Terra Roxa que reivindicam o reconhecimento de seu território tradicional.

A publicação revela a negação de direitos básicos fundamentais, tais como o acesso à água, ao saneamento básico e aos serviços de saúde e educação. Além disso, compila os diversos casos de violências físicas, agressões, tentativas de assassinato e os inúmeros casos de preconceito contra indígenas no Oeste do Paraná.

O relatório mostra como o processo histórico de expulsão dos Guarani de suas terras estimulado com a ocupação do Oeste, promovida pelo estado brasileiro, é reiterado ainda hoje por meio do não reconhecimento das Terras Indígenas Guarani na região.

As informações foram coletadas principalmente em entrevistas realizadas com os próprios Guarani das 14 aldeias dos municípios de Guaíra e Terra Roxa. Também foram colhidos depoimentos de pessoas que trabalham diretamente com as comunidades e consultados os processos judiciais que envolvem as aldeias e seus membros.

Realizado pela Comissão Guarani Yvyrupa, organização que representa o povo Guarani no Sul e Sudeste do Brasil, a publicação contou com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH), do Fundo Socioambiental CASA, da Embaixada Real da Noruega e do Centro de Trabalho Indigenista.

Lançamento de Guaíra & Terra Roxa: Relatório sobre violações de direitos humanos contra os Avá Guarani do Oeste do Paraná
Data: 9 de Agosto (Quarta-feira), às 10h
Local: Escola Mbyja Porã da Aldeia Marangatu
Rua dos Bandeirantes, s/n°, município de Guaíra – PR

Ato para protocolar entrega do relatório
Data: 9 de Agosto (Quarta-feira), às 14h
Local: Saída da Aldeia Marangatu para o centro de Guaíra

Para mais Informações escreva para: comissao@yvyrupa.org.br