Fachin nega pedido de Temer e mantém Janot em investigação

Defesa do presidente alegava que procurador-geral agia politicamente




FonteSTF

O presidente Michel Temer (PMDB) sofreu uma derrota no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Edson Fachin negou o pedido da defesa do presidente que queria impedir que o procurador-geral Rodrigo Janot permanecesse na investigação a partir das denúncias da JBS. O MPF havia pedido para investigar Temer por corrupção passiva. Porém, os deputados federais impediram que a investigação continuassem.

Na decisão, Fachin disse que não há indícios de parcialidade por parte de Janot. “O apontado fatiamento das acusações não indica parcialidade e, por consequência, não configura causa de suspeição, na medida em que cada apuração é marcada por amadurecimento em lapso temporal próprio”, decidiu.

O presidente também havia dito que Janot tinha fixação em Temer. Mas, para Fachin, reportagens não podem ser parâmetro para definir a possível perseguição.

A derrota de Temer no STF deve enfraquecê-lo em uma possível segunda denúncia por parte do Ministério Público Federal. Assim como a defesa do ex-presidente Lula, o presidente tinha optado por politizar a investigação. Agora, Janot ganha força para uma segunda denúncia antes de entregar seu cargo no dia 17 de setembro à nova procuradora-geral, Raquel Dodge. O procurador deve utilizar delação premiada do doleiro Lúcio Funaro contra o presidente.