Audiência mobiliza comunidade em defesa das universidades estaduais

Participam representantes das instituições de ensino superior, dos sindicatos de professores e agentes universitários, dos estudantes e da comunidade





As dificuldades da Unioeste e os riscos de suspensão de atividades acadêmicas e serviços à comunidade são alguns dos temas da audiência “A conjuntura, os desafios e a importância das universidades públicas estaduais do Paraná”, nesta sexta-feira (1º/09), às 9 horas, no Teatro Municipal de Cascavel.

Participam representantes das instituições de ensino superior, dos sindicatos de professores e agentes universitários, dos estudantes, da comunidade e também deputados da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais do Paraná.

A reunião dá prosseguimento à mobilização iniciada em julho na Assembleia Legislativa, para envolver a sociedade na discussão e busca de solução para a crise no ensino superior público. As sete universidades estaduais enfrentam problemas de falta de recursos e servidores.

O deputado estadual Tercilio Turini, presidente da Frente Parlamentar, vai participar da audiência e ressalta a necessidade de fortalecer o movimento com lideranças de todas as regiões, para garantir apoio e convencer o governo do Estado sobre a importância de fortelecer as universidades, pela influência que exercem no desenvolvimento socioeconômico do Paraná.

Na região de Cascavel, além da relevância na formação acadêmica e profissional, a ação da Unioeste é essencial na rede de saúde pública com os atendimentos no Hospital Universitário, clínicas de Odontologia, de Fisioterapia e outras estruturas. O HU disponibiliza 215 leitos, todos pelo SUS, e realizou gratuitamente no ano passado cinco mil cirurgias, três mil partos e 68 mil consultas médicas.

“A Unioeste não é um custo, um peso para a sociedade como querem fazer acreditar setores do governo. Representa investimento que traz grande retorno social por meio das atividades de ensino, pesquisa, extensão e das ações e serviços à população. A atuação da universidade contribui bastante com a economia regional, com produção de conhecimento e riqueza, com geração de empregos e renda”, afirma o presidente do Sindicato de Docentes da Unioeste (Adunioeste), professor Luiz Fernando Reis.

Mesmo com todas as dificuldades, a Unioeste é a terceira maior universidade estadual do Paraná e a 36ª melhor do País. “A comunidade das regiões Oeste e Sudoeste precisa defender a universidade pública dos ataques, da tentativa de desmonte”, acrescenta o professor.

Tercilio Turini reafirma que é fundamental entender as universidades como um patrimônio paranaense. “É enorme a  contribuição da comunidade universitária no progresso intelectual, cultural, econômico e social do Paraná”, declara.

A próxima audiência pública em defesa das universidades estaduais está marcada para 22 de setembro, em Maringá.