Vereadores de Curitiba querem botão de pânico em ônibus

Segurança no transporte será debatida em audiência na Câmara no dia 15




FonteCMC

Protestos têm sido feitos contra a violência. Foto Rodrigo Fonseca/CMC

A primeira audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara de Curitiba promovida nesta legislatura vai ocorrer na sexta-feira (15), a partir das 14 horas, no auditório do Legislativo. O colegiado quer debater com secretarias, polícias e a sociedade civil organizada soluções para combater a violência nos ônibus do sistema de transporte público da cidade.

“Queremos unir forças com todos os envolvidos no transporte público para buscar uma maneira de proporcionar maior segurança à população. Este é um debate que iniciamos em nossas reuniões da comissão e que agora pretendemos estender para a sociedade”, disse Rogério Campos (PSC), presidente do colegiado. No dia 9 de agosto, a comissão debateu com o Poder Executivo formas de efetivar, por exemplo, o uso do “botão do pânico”. A ideia é que haja uma integração com a Guarda Municipal para que os casos sejam atendidos de imediato.

Do Executivo municipal foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Defesa Social, a Urbs e a Secretaria de Transporte. Do estadual devem comparecer representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e da Polícia Civil, além do secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira. A sociedade civil organizada será representada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc), o Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc), a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, dentre outras entidades. A Metrocard – empresa que faz a bilhetagem do transporte público – também foi convidada.

Além de Campos, compõem a comissão os vereadores Beto Moraes (PSDB), vice, Goura (PDT), Ezequias Barros (PRP) e Maria Leticia Fagundes (PV). O debate inicia às 14 horas e será aberto ao público. A entrada para o auditório da Câmara Municipal é pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com Lourenço Pinto.