TJ-PR confirma condenação de Cassio Taniguchi por improbidade

Ex-prefeito e esposa são acusados de compra e distribuição de material destinado à propaganda política, pago com dinheiro público




FonteMP-PR

Ex-prefeito Cassio Taniguchi. Foto: Arquivo/Jonas Oliveira/SECS

Foi confirmada nesta segunda-feira (25), pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a condenação em segunda instância do ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi e de sua esposa, a ex-primeira dama Marina Taniguichi, por improbidade administrativa referente ao exercício dos mandatos de 1997 a 2000 e 2001 a 2004 na administração municipal.

A decisão do TJ-PR atende a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio da Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público e da Ordem Tributária, e refere-se à compra de distribuição de material destinado à propaganda política, pagas com recursos públicos pelo então prefeito e primeira dama, configurando dano ao erário público e enriquecimento ilícito.

Com a condenação, Taniguchi fica com os direitos políticos suspensos por oito anos e proibido de estabelecer contratos com o poder público por dez anos. Sua esposa tem as mesmas sanções, mas ambas pelo prazo de cinco anos.  O casal também terá que ressarcir os cofres públicos em R$ 38.293,00 – valor que deve ser atualizado, com correção monetária contando a partir de 2000. Eles ainda terão que pagar multa de igual valor. O ex-prefeito Cássio Taniguchi e a esposa ainda não se manifestaram sobre a decisão.