Dropkick Murphys e Booze & Glory se apresentam em Curitiba

Referências do street punk trazem a atmosfera dos pubs, hooliganismo e da luta dos trabalhadores





Dropkick Murphys. Foto: Divulgação/Site oficial

Duas das maiores bandas do cenário do punk rock/hardcore da atualidade farão três apresentações no Brasil neste fim de semana. O Dropkick Murphys (Estados Unidos) e Booze & Glory (Inglaterra) fazem shows no Rio de Janeiro (27/10), São Paulo (28) e Curitiba (29). As apresentações fazem parte da turnê sulamericana que passará pelo Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. As apresentações são promovidas pela produtora Liberation MC.

Uma das precursoras do chamado “celtic/irish punk”, Dropkick Murphys volta ao Brasil depois de três anos. O grupo traz em suas temáticas as raízes irlandesas, a atmosfera dos pubs e um punk rock pesado combinado com a musicalidade de gaitas de fole, banjos e outros instrumentos. Com 21 anos de estrada e seis álbuns de estúdio lançados, a banda apresentará seu mais novo trabalho: “11 Short Stories of Pain & Glory”, que inclui faixas como “4-15-13”, em homenagem as vítimas do atentado de Boston em 2013; e uma regravação do clássico“You’ll Never Walk Alone”, hino do futebol inglês cantado pela torcida do Liverpool.

Criada no estado de Massachusetts, que concentra a maior população de descendência irlandesa nos EUA, Dropkick Murphys também é conhecida pelo seu engajamento em movimentos trabalhistas e um histórico de campanhas contra o ex-presidente George W. Bush e o atual Donald Trump. Um dos episódios mais marcantes da banda aconteceu em 2013, quando o baixista Ken Casey, frontman e único integrante da primeira formação, brigou com um neonazista que subiu no palco durante um show numa casa noturna de Nova Iorque para fazer a saudação nazista. Em seguida, após a confusão, o baixista voltou ao microfone e disparou: “nazistas não são bem vindos nos shows do Dropkick Murphys”.

Hooliganismo

Uma das principais referências do street punk e do movimento “Oi” – que reúne a cena do skinhead operariado e do hooliganismo – os britânicos do Booze & Glory estão na estrada há oito anos. Formada em Londres, a banda já lançou quatro álbuns de estúdio “Always On The Wrong Side” (2010), “Trouble Free” (2011), “As Bold As Brass” (2014) e “Chapter IV” (2017), além da coletânea de singles “London Skinhead Crew” (2013).

Com refrões fortes, que por vezes lembram gritos de torcidas, as letras trazem temáticas da luta da classe trabalhadora britânica, o consumo de álcool e a paixão pelo West Ham, clube londrino que tem uma das torcidas mais fanáticas do futebol inglês. Essa é a segunda vez que o grupo toca no Brasil. Eles estiveram por aqui em 2016 para uma apresentação única na cidade de São Paulo.

Booze & Glory. Foto: Divulgação/site oficial

Serviço/Curitiba

Dropkick Murphys e Booze & Glory
Data: domingo, 29 de outubro de 2017
Local: Hermes Bar (antigo Music Hall)
Endereço: Engenheiro Rebouças, 1645
Abertura da casa: 19h
Informações gerais: info@liberationmc.com
Evento FB: https://www.facebook.com/events/1943078389284479/
Classificação etária: 18 anos