Festival de cinema abre com o premiado “Arábia”

FICBIC traz mais de cem filmes para quatro telas da cidade. Evento vai de 9 a 19 de novembro.





Cena do filme "Arábia", de Affonso Uchôa e João Dumans. Foto: Divulgação.

“Arábia” é o filme de abertura do Festival de Cinema da Bienal de Curitiba, o FICBIC. A sessão que inicia a maratona de filmes acontece às 20h desta quinta-feira (9), no Espaço Itaú de Cinema. O festival, que é dividido em diversas mostras, tem exibições ainda nos Cine Guarani, Cinemateca de Curitiba e Sesc Paço da Liberdade. Com exceção das projeções no Espaço Itaú de Cinema, todas as sessões são gratuitas.

O longa mineiro, dirigido por Affonso Uchôa e João Dumans, foi o grande vencedor do Festival de Brasília deste ano. O enredo é encaminhado a partir de um caderno de anotações que é encontrado. O texto narra a vida de um dos operários de uma metalúrgica de Contagem, onde se passa a história. Affonso Uchôa é o mesmo diretor do celebrado “A Vizinhança do Tigre” e escolheu para protagonizar o novo longa o mesmo ator com quem já havia trabalhado, Aristides de Sousa. Muito do que se vê em “Arábia” é fruto da própria vida do ator que escreveu de próprio punho um caderno de memórias que serviu de base para as histórias narradas no filme.

Ao todo serão exibidos mais de cem filmes. O carro chefe é o Circuito Brasileiro, que traz uma amostra da produção contemporânea nacional. Destaque também para o longa “Construindo Pontes”, da curitibana Heloisa Passos, premiada diretora de fotografia. A diretora estará presente para uma conversa com o público após a sessão que acontece sábado, (11), às 21h.

O Cine Guarani vai sediar os Circuito Clássico e Diretor Homenageado, com vários filmes em 35mm. Entre os clássicos, há títulos como “Ran”, de Akira Kurosawa, e “Um Dia Muito Especial”, de Ettore Scola. Destaque ainda para o raro “Os Assassinos Estão entre Nós”, de Wolfgang Staudte, que é considerado o primeiro filme feito na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. A obra é de 1946 e foi rodada em meio à uma Berlim completamente destruída.

O diretor homenageado desta edição é o francês Jacques Demy, que tem cinco títulos na mostra, quatro em película, entre eles “Lola, a Flor Proibida” e “Os Guarda-chuvas do Amor”, com também exibição no Espaço Itaú de Cinema.

Há ainda sessões para crianças e mostras dedicadas a vários países como Espanha, China, Austrália e Noruega.

A programação completa está no site ficbic.com.br

Festival de Cinema da Bienal de Curitiba
Espaço Itaú de Cinema
Ingressos a R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia)
No Shopping Crystal, rua Comendador Araújo

Cine Guarani
Entrada Gratuita
Portão Cultural, na av. República Argentina, 3432

Cinemateca de Curitiba
Entrada Gratuita
Na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174

Sesc Paço da Liberdade
Entrada Gratuita
Na praça Generoso Marques, 189