‘Cidade dos Sonhos’ volta ao cinema em cópia restaurada





"Cidade dos Sonhos". Foto: Reprodução.

Em 2016, a BBC elegeu “Cidade dos Sonhos”, de David Lynch, como o melhor filme do Século XXI. O ranking, que pôs nos segundo e terceiro lugares os longas “Amor à flor da pele”, de Wong Kar-wai, e “Sangue Negro”, de Paul Thomans Anderson, foi ordenado a partir dos votos de 177 críticos de cinema de 36 países.

Sua cópia agora restaurada digitalmente chega, enfim, a Curitiba através do projeto “Sempre às 9”, recém criado para abrir mais uma janela de exibição de filmes de arte na cidade. “Mulholland Drive”, no título original, terá uma exibição diária, às 21h, no Cine Plus Água Verde ao preço simbólico de R$ 5,00. A partir desta quinta-feira (30).

Quem já viu sabe, de fato, a potência que é “Cidade dos Sonhos”. Seja para odiar ou amar, não se passa incólume pelo longa. Com uma narrativa não linear, fragmentada, uma mistura peculiar de gêneros e um enredo para lá de maluco, David Lynch construiu uma das obras mais importantes da história do cinema.

No enredo, a morena Rita, machucada e com amnésia, encontra Barbie Betty, uma loira aspirante a atriz. Elas iniciam uma jornada em busca da verdade por trás da identidade de Rita. Ambientada no universo irreal de Los Angeles, Lynch explora a natureza esquizofrênica da cidade em uma mistura desconfortável de inocência e corrupção, amor e solidão, beleza e depravação. O filme constrói um enigma, impulsionando o público em um misterioso labirinto de experiências sensuais até alcançar o cruzamento onde sonhos e pesadelos se encontram.

Parece um tanto difícil de entender. E é mesmo. Essa é uma das peculiaridades do filme, que exibição após exibição deixa o público sempre boquiaberto. Para Lynch, a decifração é um aspecto importante do jogo com o espectador. Ele diz: “Eu acho que as pessoas sabem o que ‘Mulholland Drive’ significa para elas, mas não confiam nisso. Eu amo ver as pessoas analisando o filme, mas elas não precisam da minha ajuda. Essa é a parte bonita: descobrir as coisas como um detetive”.

O projeto “Cidade dos Sonhos” teve início junto ao canal ABC. Era um piloto que acabou sendo rejeitado pela emissora. Com a negativa, o diretor o remontou e o lançou como longa-metragem nos cinemas. Com o filme, Lynch acabou alcançando o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 2001.

Para a televisão, David Lynch lançou ainda o icônico “Twin Peaks” que agora em 2017 ganhou, 25 anos depois, sua terceira temporada.

Cidade dos Sonhos
DCP, 147’
Cine Plus Água Verde (Shopping Água Verde, Av. Rep. Argentina, 1927, Água Verde)
Às 21h, R$ 5