Mulheres cineastas publicam carta aberta aos festivais de cinema

Documento foi assinado por 29 profissionais. Carta chama a atenção contra o machismo no eventos cinematográficos.





A atriz Julia Katharine, em cena do filme “Lembro Mais dos Corvos”.

Cineastas mulheres presentes na última Mostra de Cinema de Tiradentes e finalizada no último dia 27 de janeiro, publicaram uma carta aberta aos festivais de cinema do país. Ao todo, 29 profissionais do audiovisual assinam o documento criado para chamar a atenção dos eventos cinematográficos sobre a necessidade de dar mais espaço às cineastas.

Nessa última edição da Mostra, por exemplo, apenas um prêmio foi destinado a uma mulher. E foi, justamente, uma homenagem temática. O “Prêmio Helena Ignez” é oferecido pelo Júri da Crítica a um destaque feminino em qualquer função nos filmes exibidos na Mostra. A agraciada foi a atriz trans Julia Katharine, que é protagonista e roteirista do curta “Lembro Mais dos Corvos”, com direção de Gustavo Vinagre. Ela dedicou o troféu a todas as mulheres que lutam por seu espaço na vida e no trabalho.

A carta das Mulheres do Audiovisual é publicada sob a luz de relatórios recentes acerca da diversidade e gênero no cinema nacional. A Ancine atesta que dos 158 longas-metragens lançados comercialmente em 2017, 77% deles foram dirigidos por homens.

Veja abaixo a íntegra da carta:

Carta das Mulheres do Audiovisual para os Festivais de Cinema Brasileiros

Vinte e nove mulheres presentes na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes reuniram-se, no dia 26 de Janeiro, para conversar sobre a presença da mulher no mercado audiovisual brasileiro e, mais especificamente, nos festivais e na referida mostra.

Percebemos que a organização da Mostra empenhou-se em promover, nesta edição, uma maior participação das mulheres nas mesas de debates e também nos júris, o que denota atenção à questão da diversidade de gênero. Porém, notamos a presença, majoritária e por vezes exclusiva, de mulheres brancas nesses espaços, de tal forma que, sobretudo à luz dos dados recém-divulgados sobre Diversidade de Gênero e Raça no Brasil, destacamos ser urgente e necessário promover, também nos festivais e mostras, paridade não somente de gênero, mas de raça e etnia.

Além disso, presenciamos em mais de uma ocasião, o discurso machista sendo proferido de forma escancarada, ou de forma sutil, por homens em situação de poder, encarregados de ministrar oficinas ou de criticar e debater os filmes. O efeito mais tangível do machismo é a desconsideração da fala, a desqualificação das competências e habilidades e o desprezo pelo trabalho de nós, mulheres. Não basta termos voz. Precisamos ser escutadas e ter nosso mérito reconhecido.

Como resultado desta nossa conversa, subscrevemos algumas sugestões – extensíveis a outros festivais, mostras e eventos do audiovisual brasileiro – objetivando a reparação da desigualdade de gênero e raça/etnia, e visando a construção de uma cultura de não violência contra as mulheres e de combate ao machismo.

Sugestões:
– Realizar uma coleta de dados mais completa através de um novo formulário de inscrição das obras, a fim de mapear gênero, raça/etnia, identidade de gênero, orientação sexual, origem socioeconômica, entre outros elementos pertinentes. A disponibilização e publicização desses dados contribuirá para a obtenção de indicadores que impactem na criação e no fortalecimento de políticas públicas para um desenvolvimento responsável do nosso setor, reforçando o papel relevante de Festivais e Mostras na cadeia de produção do audiovisual brasileiro;

– Buscar a paridade de gênero e de raça/etnia entre as pessoas que integram tanto a curadoria, quanto o júri, as mesas de debate (tanto na mediação quanto na crítica), bem como na cobertura de imprensa, a fim de abarcar olhares plurais e desmistificar e desnaturalizar o homem branco como sujeito universal;

– Promover ambiente seguro para mulheres, através de, por exemplo, canais de denúncia de assédio e quaisquer tipos de violência. Vale lembrar que já há iniciativas de festivais como de Rotterdam e de Sundance, que criaram códigos de conduta próprios posicionando-se ativamente e de forma responsável pela segurança das mulheres;

Atentar para não restringir a participação de mulheres a apenas discussões de gênero no cinema, assim como restringir profissionais negrxs a questões raciais e profissionais indígenas sobre questões indigenistas, contribuindo para a inserção efetiva dessas profissionais;

Jamais classificar o cinema feito por mulheres, por LGBT ou por pessoas não brancas como um cinema de gueto ou nichado apenas por considerar o gênero, a sexualidade ou a raça/etnia de quem realiza os filmes. Essa prática de classificação é própria ao mercado, para fins de investimentos e direcionamentos de público, e não serve aos interesses de um festival, cujo objetivo é, entre outros, promover e (re)conhecer a produção contemporânea, livre de qualquer pré-julgo dessa natureza;

Ainda que tenha sido muitíssimo significativa a criação do Prêmio Helena Ignez para celebrar uma personalidade feminina de destaque na Mostra, vale dizer que é o único prêmio da noite a não oferecer incentivos de ordem prática e material. A fim de contribuir para a efetiva inclusão de mulheres no mercado cinematográfico, um troféu não nos parece o suficiente. É preciso apoiar a continuidade do trabalho das mulheres por meio de aporte financeiro, sobretudo quando, diante de um cenário desigual, as produções dirigidas por homens têm três vezes mais chances de serem premiadas.

Coletivamente, colocamo-nos dispostas ao diálogo contínuo com a organização da Mostra de Cinema de Tiradentes e aos demais festivais que desejam realizar suas próximas edições de forma cada vez mais consciente e ativa, lutando juntos pela transformação da nossa sociedade.

Saudações cordiais,
Adriana Souze – Fotógrafa (SP)
Alana Rodrigues – Roteirista de Cinema e Televisão
Alessandra Brandão – professora e pesquisadora (SC)
Alice Andrade Drummond – realizadora e diretora de fotografia (SP)
Alice Name-Bomtempo – roteirista e diretora (RJ)
Alice Riff – diretora e produtora executiva (SP)
Amanda Bortolo – Produtora
Amanda Devulsky – diretora, roteirista, montadora, pesquisadora (DF/RJ)
Ana Florença – produtora / programadora (RJ)
Ana Galizia – diretora e diretora de fotografia (RJ)
Ana Julia Travia – diretora, roteirista e montadora (SP)
Ana Lígia Becker – administradora Museu da Imagem e do Som de SC (SC)
Ana Ornelas – Roteirista e videomaker (SP)
Ana Paula Alves Ribeiro – professora e pesquisadora (RJ)
Ana Paula Mendes – Produtora Executiva (SC)
Andrea Lanzoni – produtora (SP)
Anna Iunes – diretora e diretora de arte – Rio de Janeiro (RJ)
Bárbara Bergamaschi – dir. fotografia, realizadora, crítica e pesquisadora (DF/RJ)
Barbara Vida – Atriz, produtora e cineclubista (RJ)
Bea Gerolin – diretora, roteirista e diretora de arte
Beatriz Leal de Araujo Marins
Beatriz Saldanha – Crítica, curadora e pesquisadora (SP/CE)
Bia Medina – Produtora (SP)
Bianca Zasso – crítica (RS)
Bruna Carvalho Almeida – diretora e montadora (SP)
Bruna Leal – Roteirista, Fotógrafa eAtriz (MG/RJ
Bruna Schelb Correa – diretora, roteirista e produtora (MG)
Brunna Laboissière – Diretora e Produtora (Goiânia/São Paulo)
Carine Fiúza
Carla Gallo – diretora, roteirista, produtora (SP)
Carla Siqueira – pesquisadora de conteúdo e imagens (RJ)
Carol Almeida – Pesquisadora e crítica de cinema (PE)
Carol Benjamin – documentarista (RJ)
Carol Ribeiro, jornalista e produtora (RJ)
Carol Rodrigues – diretora e roteirista (SP)
Carolina Barres – atriz, roteirista e professora (SP)
Carolina Dib – Produtora (RJ)
Carolina Santana Santos – discente em Cinema e audiovisual (PR)
Caroline Biagi – diretora e roteirista (PR)
Caroline Mariga – diretora de fotografia, pesquisadora (SC)
Caroline Marins– Produtora Executiva e coordenadoraa de produção (SC)
Caru Alves de Souza – Diretora, Roteirista e Produtora (São Paulo/SP)
Catarina Bassotti – Roteirista e Pesquisadora (SP)
Catu Gabriela Rizo – Diretora, Pesquisadora e Fotógrafa (Baixada Fluminense/RJ)
Cíntia Domit Bittar – diretora, produtora, roteirista e montadora (SC)
Clara Bastos – diretora, montadora e pesquisadora (SP)
Clara Chroma – montadora (RJ)
Clara Meirelles – Roteirista e Diretora – RJ
Clarissa Dutra – Produtora e Fotógrafa (Recife/PE)
Cleissa Regina Martins – Pesquisadora (RJ)
Coletivo Kbça D’ Nêga – Niterói (RJ)
Corina Tuyama – Diretora, montadora, produtora e diretora de fotografia (sc)
Cris Lyra – diretora de fotografia, SP
Cris Ventura – Diretora, produtora e professora (MG/GO)
Cristine Larissa Classen – Agitadora do baixo meretrício e produtora (SC)
Daina Giannecchini – Diretora, produtora e assistente de direção (SP)
Dandara de Morais – atriz, bailarina e roteirista (PE)
Dani Seabra – Assistente de Direção e Diretora (SP)
Daniela Arruda – Diretora (RJ)
Deborah Raposo – Produtora e Fotógrafa (RJ)
Duda Gambogi, diretora, roteirista, atriz e crítica (RJ/MG)
Duda Las Casas- diretora ( Bh/RJ)
Ediana Souza – Atriz e Realizadora  (SP)
Elizabeth Martins Damaceno – Assistente de direção (RJ)
Emanuela Carla Siqueira – Crítica e Pesquisadora (PR)
Emy Lobo, diretora e fotógrafa (RJ)
Erica de Freitas – Produtora Executiva e Roteirista (RJ)
Érica Sarmet – roteirista, diretora, curadora e pesquisadora (RJ)
Eugenia Kimura, produtora e roteirista (SP)
Fatinha Lima – Cineclubista do Favela Cineclube (RJ)
Fernanda Lomba – produtora (SP)
Flávia Person – pesquisadora e documentarista (Florianópolis-SC)
Flora Dias – realizadora e diretora de fotografia (SP)
Francine Barbosa – roteirista e professora (RJ)
Gabriela Bresola – produtora e diretora (SC)
Gabriela Caldas – direção, fotografia, montagem (SE /RJ)
Gabriela Orestes – Produtora (SP)
Gabrielle Cristina Ferreira – editora de imagem e som, finalizadora (SP)
Giovana Tintori – atriz (MG)
Glênis Cardoso – realizadora, curadora (DF)
Graciela Guarani-Cineasta Ameríndia (MS) (PE) (AA)
Grazie Pacheco – roteirista, diretora e montadora (SP)
Heloisa Passos – realizadora e diretora de fotografia (PR/SP)
Iana Cossoy Paro – Roteirista (SP)
Iasmin Alvarez – diretora e produtora.
Inês Nin – diretora, roteirista, pesquisadora, cenógrafa, editora (RJ/SP)
Isabel Wittmann – crítica e pesquisadora (SP)
Isabelle Simões de Souza – crítica (MG)
Issis Gabriela da Silva Valenzuela – Diretora e produtora (SP)
Janaína de Castro Alves – Produtora e Assistente de Direção (MG/RJ/SP)
Janaina Oliveira Re.Fem. – Diretora (RJ)
Janine Bastos – Produtora executiva//Produtora de elenco (RJ
Jaqueline M. Souza – Roteirista e Produtora (PR/SP)
Jessica Queiroz – Diretora e montadora (SP)
Joana Imparato – Figurinista (São Paulo/ SP)
Joyce Pais – Diretora, Roteirista e Pesquisadora – (SP)
Julia Katharine – atriz, roteirista e diretora (SP)
Julia Leite – diretora e fotógrafa (SP)
Júlia Rodrigues Mota- roteirista ( RJ)
Juliana Rojas – diretora e roteirista (SP)
Karen Suzane Silva – técnica de som/ assistente de som ( MG )
Keila Serruya – Diretora e Produtora (AM)
Laís de Oliveira Diel Souza – Produtora (RJ)
Laís Lorenço
Laís Melo – roteirista, diretora e diretora de arte (PR)
Lara Lima – produtora (SP)
Larissa Lisboa – diretora, produtora e pesquisadora (AL)
Laura Barile – roteirista (SP / MG)
Letícia Bello – produtora e som (SP)
Letícia Magalhães – crítica e pesquisadora (MG)
Lígia Souto – atriz, roteirista e continuísta (SP)
Loli Menezes – Produtora, Diretora, Diretora de Arte e Figurinista (SC)
Luana Cabral – curadora, realizadora (RJ \ ES)
Luana Chaves Farias – Educadora audiovisual, produtora, fotógrafa (RJ)
Lucia Possas – Produtora (RJ)
Luciana Eastwood Romagnolli – crítica e pesquisadora (MG)
Luciana Oliveira – Realizadora e pesquisadora (SE)
Ludmila Naves – Roteirista e Realizadora (SP)
Luisa Caffagni – Produtora (SP)
Luiza Leal – diretora e montadora (AL)
Lygia Pereira – Produtora, Diretora (SP)
Maju de Paiva – roteirista e diretora (RJ)
Manoela Cezar – Diretora e montadora (SP)
Manuela Andrade – diretora, roteirista e produtora (PE)
Marccela Moreno – diretora, roteirista e montadora (BA / RJ)
Maria Angelica Lemos –  diretora, editora, produtora
Maria Augusta Vilalba Nunes – Diretora e roteirista (SC)
Maria Caú – crítica, pesquisadora e roteirista (RJ)
Mariah Benaglia – produtora (PB)
Mariana Brasil – produtora executiva – (SP)
Mariana Leão – cantora, editora de som (SP)
Mariana Moraes – Montadora (SP/AmP)
Mariana Vieira – editora de som e roteirista (SP)
Marina Kosa – Diretora  e montadora (SP)
Monique Rocco – Produtora, Produtora de Conteúdo, Pesquisadora (RJ / RS)
Nayara Mendl – diretora e diretora de fotografia (SP)
Olívia Pedroso- Assistente de Direcão (SP)
Patrícia Miguez – crítica (PR)
Paula Sonnewend Serra – VIdeomaker e fotógrafa (SP)
Piera Portasio – roteirista e montadora (SP)
Poliana Paiva – roteirista e atriz (RJ)
Priscila Maia – Roteirista e Pesquisadora (RJ)
Priscila Nakamura – montadora e roterista (SP)
Quesia Pacheco – Atriz, roteirista e diretora (RJ)
Quézia Lopes – diretora, roteirista, produtora e montadora (RJ)
Rafaela Camelo – roteirista e diretora (DF)
Raquel do Monte – pesquisadora, professora e curadora (AL)
Raquel Valadares – diretora, produtora e pesquisadora (RJ)
Regina Barbosa – Produtora, realizadora e Roteirista (PE)
Renata Corrêa – diretora de fotografia e ass. de câmera (PR)
Renata Schettino – produtora (MG)
Rosa Miranda – realizadora, arte-educadora, roteirista e produtora (Niterói – RJ)
Sabrina Fidalgo – Diretora e roteirista (RJ)
Sabrina Greve – atriz e diretora (SP)
Sálua de Paula Oliveira – som, pós-produção, realização  (PE/SP)
Samantha Brasil – curadora e crítica (RJ)
Sarah Hamayanne Couceiro Pimentel – Produtora e Produtora Executiva (AM)
Sassa Souza – pesquisadora, roteirista e montadora (RJ)
Simone Caetano – Diretora e Produtora (GO)
Sophia Pinheiro, realizadora e pesquisadora (GO)
Stefani Raquel – roteirista, diretora, figurinista e pesquisadora (SP)
Stephania Amaral – pesquisadora e podcaster Feito por Elas e Cinematório (MG)
Susan Kalik – diretora, produtora e roteirista (BA)
Tainá Muhringer – roteirista e pesquisadora (SP)
Tainá Rei – Diretora e roteirista (RJ)
Tainah Negreiros – Pesquisadora (PI/MA/SP)
Taisa Teixeira Campos – Cenógrafa e diretora de Arte (MG)
Talita David – produtora (PR)
Tamara Cleveland – Diretora, Roteirista e Produtora (SP)
Tatiana Anjos – Produtora (RJ)
Thays Pantuza – Diretora, produtora e montadora (RJ)
Tide Borges – Técnica de Som Direto(SP)
Tina Hardy – montadora e produtora (Pr/SP)
Valeska Bittencourt – diretora (SC)
Vanessa Camassola Sandre – Atriz, Diretora e Roteirista (SC)
Vanessa Fort – roteirista e produtora (SP)
Vanessa Leal – Montadora (Itajaí – SC)
Vanessa Rosa Gasparelo – Continuista (SC)
Vicky Balicas – Assistente de Câmera (SP)
Virginia Primo – cineasta (RJ)
Viviane Mayumi – diretora e assistente de direção (SC)
Wilssa Esser – Diretora de fotografia(Sp)
Yasmin Thayná – Diretora (RJ)