Banco com pinos não é obra de Greca

Imagem circula redes sociais como se fosse uma ação higienista da Prefeitura de Curitiba





Foto: Manoel Ramires/Porém.net

Foto: Manoel Ramires

A imagem de um banco com pinos tem circulado na internet como sendo em Curitiba. Seria uma ação do governo do prefeito Rafael Greca de fazer a higienização social da cidade, expulsando moradores em situação de rua do centro da cidade.

Embora realmente exista um banco e uma pequena praça com esses pinos localizado na rua Nestor Castro, próximo a Catedral de Curitiba, ela não é obra do atual prefeito. A reportagem do Porém conversou com comerciantes do local. Eles informaram que os pinos existem há pelo menos sete anos, ainda na gestão de Luciano Ducci. Todavia, não é uma ação da gestão pública, mas de moradores locais.

A iniciativa é para tentar evitar o tráfico de drogas da região. De acordo com moradores que não quiseram se identificar, diversas reuniões ocorreram com guarda municipal e polícia militar. Eles contam que após ações, o consumo e tráfico é interrompido por alguns dias, mas logo volta, como na Cracolândia. “Muitas vezes sobra para o policial que prende o pequeno traficante, depois ele é solto e acusa de violência, suspendendo-o”, revela um morador.

A própria Prefeitura de Curitiba já tentou, em gestões passadas, remover a praça, mas, por ser uma área particular, não conseguiu.

Greca higienista
O banco com os pinos pode ter sido associado ao prefeito Rafael Greca por causa da sua política considerada higienista. Quando assumiu, ele fechou casas de passagem, guarda volumes na Praça Osório e lavou calçadas do centro da cidade, “expulsando” os moradores de rua.