Novo volume da Enciclopédia do Golpe tratará do papel da mídia

Livro será lançado no próximo mês em Santos e Salvador




FonteInstituto Declatra

Wilson Ramos Filho. Foto: Gibran Mendes

Depois do sucesso que envolveu o lançamento de “A Enciclopédia do Golpe”, obra que desnuda o papel das instituições na retirada de Dilma Rousseff da Presidência da República, os organizadores Wilson Ramos Filho (foto), Mirian Gonçalves, Maria Inês Nassif e Miguel do Rosário, preparam para o novo volume livro. Desta vez a publicação será temática e tratará exclusivamente do papel da mídia na processo ainda repercute na vida pública brasileira.

Um dos organizadores da coleção, o professor Wilson Ramos Filho, o Xixo, avalia que a publicação dos livros tem o papel de elucidar e ao mesmo tempo registrar a história. “Precisamos conhecer a nossa história, bem como a forma de ação dos atores sociais envolvidos. Assim como é necessário que esse registro seja feito de forma organizada para que as próximas gerações possam saber como tudo se passou”, avalia.

Ainda em fase de elaboração, o livro já tem grandes nomes confirmados. Entre jornalistas, membros da academia e advogados. Entre os que figurarão no livro estão Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna, Lula Marques, Frederico Tavares, Francisco Fonseca, Marco Weissheimer, Tarso Cabral Violin, Renato Rovai, Laurindo Leal, Renata Mielli, Rogério Dultra, Emerson Urizzi Cervi, Elson Faxina, Camilo Vanuchi, Miguel do Rosário, Bajonas Teixeira, Fernando Azevedo, Eleonora Menicucci, Bia Barbosa, Sandra Bittencourt e Cíntia Braga

Cada artigo, que será um verbete ilustrativo, tratará de temas como o papel da Rede Globo, o seu principal instrumento, o Jornal Nacional, as revistas semanais, o uso da fotografia na construção da narrativa do golpe, a não regulamentação da mídia, mídias sociais, Fake News, entre outros.

“Nossa programação prevê o lançamento do livro no próximo dia 10 de março em Santos. Na sequência, no dia 14, será a vez de Salvador durante o Fórum Social Mundial”, completa a também coordenadora da obra, a advogada Mirian Gonçalves. A publicação do livro é do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra).