PT exclui filiados da escolha da candidatura à prefeitura de Curitiba

O deputado estadual Tadeu Veneri apresentou seu nome para disputar novamente a eleição





Foto: Orlando Kisnner/Alep

Se encerrou neste sábado o prazo para petistas apresentarem sua intenção de disputar a Prefeitura de Curitiba. As prévias do PT não vão contar com a participação da militância filiada. A escolha da candidatura concorrente será feita por um grupo formado por 44 pessoas.

O Diretório municipal justifica a escolha indireta, que restringe a participação dos militantes, por conta da pandemia de Covid-19. Embora Curitiba e o Paraná tenham adotado a flexibilização do isolamento social, o PT descartou o voto presencial. Também não foi adotada a votação dos militantes filiados por mecanismo digital.

Pré-candidato novamente, o deputado estadual Tadeu Veneri sugeriu o meio virtual, que foi negado pelo Diretório Municipal. Ao se lançar novamente, Veneri destacou o compromisso com a cidade.

“Estamos nos dispondo a desafiar, mais uma vez, os ‘donos da cidade’, que venceram a eleição em 2016 e, em 2018, para o governo do Estado”, afirmou.

Além de Veneri, se inscreveu Paulo Opuska, que é professor da UFPR. A indicação deve ser finalizada até 5 de julho, segundo calendário do partido.