Uma rua, um prédio histórico, uma igreja nunca são as mesmas que a gente enxerga na vida real em comparação com os desenhos distorcidos e acentuados de Simon Taylor. Conhecido como caricaturista urbano, ele está de viagem para Portugal. Em terras lusitanas, o artista participa de um encontro ibero-americano sobre Urban Sketchers. Ele será um dos palestrantes do evento. O que confere oportunidade de apresentar a sua visão e de muitos brasileiros sobre a técnica de desenho que tem ganhado o gosto dos apreciadores por causa da sua riqueza de cores e por redescobrir locais que caem no esquecimento em meio a arquitetura moderna.

Os Urban Sketchers têm apenas dez anos e consiste em uma arte de observação a partir de uma locação. O estilo tem início na Europa, onde é forte em Portugal e Espanha, devido a sua arquitetura milenar. Por outro lado, o movimento vem crescendo no Brasil e já conta com mais de 200 grupos desde que um de seus precursores, Eduardo Bajzek, trouxe a ideia para o país em 2011.

No Paraná, há grupos em Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Curitiba, se tornando o maior do Brasil. Na capital paranaense, o grupo vem se destacando principalmente porque os encontros ocorrem semanalmente aos sábados, das 15h00 às 17h00. “Esse encontro semanal, chova ou faça sol, dá muita força para a gente, tanto em expressão artística quanto em amizade. Estamos há quatro anos desenhando semanalmente em Curitiba. Parece um bando de obcecados”, brinca Simon.

Essa frequência fez com que o cartunista e a turma que participa do “Urban Sketchers Curitiba” conhecesse melhor os cantinhos da capital paranaense. “Isso nos deu a oportunidade de conhecer a cidade que a gente mora. Eu sou curitiboca da gema. Nasci aqui. Mas conheço muito mais a cidade nos últimos quatro anos do que a vida inteira. A gente passa duas horas em lugar olhando, estudando, percebendo coisas que você jamais perceberia no dia a dia”, define.

Com tantas observações e desenhos, Simon recebeu convite para participar do III Encontro de Desenho de Rua. Ele será palestrante em duas oficinas, representando o Brasil. Além disso, o desenhista com formação em caricatura e charge política, vai lançar o livro “A Caricatura da Arquitetura”, que apresenta 137 desenhos de Curitiba, Brasil e outros países por onde passou, divididos nos capítulos “Aqui”, “Ali”, e “Em Todo Lugar”, numa referência a “Here, There and Everywhere”, clássico dos Beatles de 1966.

A escola no jornalismo diário, aliado ao trabalho de ilustrador, designer gráfico e diretor da Ctrl S Comunicação, foi transportada para os desenhos urbanos. Ao longo de quatro anos, Simon ficou conhecido como o caricaturista da turma. “Como eu tenho uma formação de chargista, pois comecei a trabalhar em 1996 na Folha da Imprensa, desenvolvi o traço pesado, da caricatura. Até que um dia algumas pessoas comentaram que eu fazia caricatura de casa, de animais. Depois, em Paraty (RJ), uma pessoa me definiu: você é um caricaturista urbano”, enquadra. Após isso, Simon definiu o mote do seu livro e do seu estilo.

Lançamento livro
O III Encontro de Desenho de Rua ocorre nos dias 13, 14 e 15 de outubro, em Torres Vedras (Portugal). Uma de suas atividades é o lançamento do livro “A Caricatura da Arquitetura”, onde Simon passeia pela Curitiba do Museu Oscar Niemeyer, Rua das Flores, Jardim Botânico e grandes ícones da arquitetura paranaense, mas também contemplam ruas discretas, entre outros. No Brasil, o livro tem lançamento previsto para 9 de novembro, às 19h30, nas Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba.