Militância da FBP monta acampamento a beira do Guaíba

Estima-se que cinco mil pessoas acampem no espaço do Anfiteatro Pôr do Sol




FonteJúlio Carignano
FonteManoel Ramires

Foto: Leandro Taques

A militância da Frente Brasil Popular monta acampamento no anfiteatro Pôr do Sol, às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre. No local são aguardadas cerca de  5 mil pessoas. A militância está na cidade para acompanhar o julgamento do ex-presidente Lula, no Tribunal Regional Federal 4 (TRF 4).

No espaço, bandeiras de diversas organizações tremulavam enquanto jovens se revezavam com apresentações culturais. No local é realizado o acampamento com as pessoas produzindo sua própria comida e interagindo.

O foco da mobilização é o julgamento do ex-presidente. De acordo com a organização, amanhã (23) o grupo se desloca para participar do ato na esquina democrática com os outros movimentos. Após isso, eles devem participar da vigília que acompanha o julgamento.

“Hoje quem está sendo julgado é o judiciário. Eles têm que dizer se defendem a democracia ou vão entrar no jogo político”, compara Cedenir Oliveira, dirigente do MST no Rio Grande do Sul.

Segurança

Foram realizadas diversas reuniões com a Brigada Militar e Ministério Público. Esses poderes sabem do posicionamento pacífico do MST. “O poder público tem que assumir o papel de garantir a segurança de todos”, reforça Cedenir.

Durante a tarde, um helicóptero da Brigada Militar realizou voos próximo ao acampamento. Na região, no entanto, não havia aparato policial ou qualquer tensão que levasse a conflito.