Cuba elege 605 deputados e se prepara para indicar novo presidente

Cerca de 7,3 milhões de cubanos participaram da eleição

Foto: Estudios Revolución/Granma

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Cuba confirmou a eleição de 605 deputados para formarem a nova Assembleia Nacional Popular. De acordo com a comissão, cerca de 7,3 milhões de pessoas compareceram as urnas. Isso representa um total de 82,9% diante de um eleitorado possível de 8,926 milhões. Após essa etapa, no próximo dia 25 de março é formada as assembleias por região e em 19 de abril é formado o parlamento cubano que vai eleger o presidente, vice-presidente, secretários e membros do conselho de estado.

Para a eleição ter validade, era necessário que os delegados (representantes regionais) e atingir quorum mínimo de 50% dos votos válidos. “Pelo menos 82% dos oito milhões de cubanos com direito a voto foram as urnas. Apenas 5,6% anularam os votos ou deixaram em branco. Esses números superam a última eleição, em 2013”, explica o Conselho.

De acordo com a comissão eleitoral, “com a realização dos comícios, o povo reafirmou seu compromisso com o futuro do país, o que possibilita (no futuro) realizar acordos socioeconômicos e desenvolver um modelo socialista sustentável”.

Composição do parlamento
Dos 605 deputados eleitos no último domingo, cerca de 53% são mulheres, o que converte a Assembleia Nacional cubana no segundo parlamente com mais mulheres eleitas, depois da Bolívia.

Além disso, 40,6% dos parlamentares possuem menos de 50 anos e 13% são jovens de menos de 35 anos. A composição racial também é uma das mais democráticas da América Latina. Cerca de 59,5% do parlamento eleito é branco e 40,5% negro e pardo.

Números
Eleitores: 8,926 milhões
Votantes: 7,399 milhões
Votos válidos: 94,42%
Votos nulos: 1,26%
Votos em branco: 4,32%