Russos votam em eleição presidencial; Putin é favorito para obter quarto mandato

Votação dura 22 horas e começou no extremo-oriente no país enquanto ainda era sábado em Brasília




FonteOpera Mundi

Vladimir Putin vota nas eleições da Rússia. Foto Kremlin/Fotos Públicas

Os russos vão às urnas neste domingo (18) na eleição presidencial do país. As seções eleitorais abriram às 8h (17h de sábado em Brasília) na região de Kamchatka, no extremo-oriente, e, como a Rússia tem 11 fusos horários diferentes, a última região a votar será a de Kaliningrado, às 20h locais (15h em Brasília). Em Moscou, a votação começou às 2h de Brasília. No total, o pleito acontece durante 22 horas.

O atual presidente, Vladmir Putin, lidera com folga as pesquisas de intenção de voto e é favorito para conquistar um quarto mandato, com uma votação pode superar os 70%. Os outros candidatos são o comunista Pavel Grudinin, o liberal Grigory Yavlinsky, o da União de Todos os Povos da Rússia, Sergey Babruin, Maksim Suraykin, dos Comunistas da Rússia, Ksneia Sobchak, da Iniciativa Cìvica, e Boris Titov, do Partido do Crescimento. Eles já depositaram seus votos. O ultranacionalista Vladmir Jirinowski completa a lista.

Até as 6h em Brasília (12h em Moscou), quase 35% do eleitorado já havia votado, segundo dados oficiais eleitorais. Os primeiros resultados saem às 21h de Moscou (15h de Brasília), logo após o fim da votação em Kaliningrado.

Em resposta ao Reino Unido, Rússia determina expulsão de 23 diplomatas britânicos
Moscou aponta 4 países como prováveis fontes de substância que envenenou ex-agente russo na Inglaterra

Kremlin

No total, são 97 mil sessões eleitorais (400 delas no exterior). Mais de 108 milhões de cidadãos russos e quase 2 milhões fora do país poderão votar.

Segundo a Comissão Eleitoral, cerca de 30 mil russos no exterior já depositaram suas cédulas. No entanto, as autoridades da Ucrânia proibiram que os cidadãos russos votassem no país, por conta da disputa Kiev e Moscou pela Crimeia, ocupada pela Rússia em 2014.

Já há denúncias de fraude. No extremo-oriente do país, os primeiros eleitores que chegaram para votar encontraram cédulas dentro das urnas – segundo os mesários, eram de “policiais” que haviam votado antes do horário para poderem ir trabalhar. A Comissão Eleitoral Russa afirma que a votação ocorre com tranquilidade, sem grandes intercorrências.