Vladmir Putin é reeleito para quarto mandato como presidente da Rússia

Pesquisas de boca-de-urna apontavam que Putin iria vencer com votação maior do que a que obteve em 2012, quando recebeu 63,64%




FonteOpera Mundi

Vladimir Putin discursa no evento final da Rússia - Fórum Land of Opportunity. Foto: Kremlin

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, venceu as eleições presidenciais deste domingo (18) no país. Com 98,56% dos votos apurados, Putin liderava a contagem com 76,63%, de acordo com a Comissão Eleitoral russa.

Em segundo lugar, vem o candidato do Partido Comunista, Pavel Grudnin, com cerca de 11,83% dos votos, e, em terceiro, o nacionalista Vladmir Zhirinovsky, com 5,69%. Nenhum dos outros cinco candidatos aparece com mais de 2%.

O comparecimento às urnas foi de 67% dos eleitores, segundo a Comissão.

As pesquisas de boca-de-urna apontavam que Putin deveria vencer com ao menos 73,9% dos votos, uma votação maior do que a que obteve em 2012, quando recebeu 63,64%.

Com a esperada vitória, Putin exercerá até 2024 seu quarto mandato como presidente russo. Ele foi eleito pela primeira vez em 2000 e reeleito em 2004. Em 2008, impedido pela Constituição de exercer dois mandatos consecutivos, tornou-se primeiro-ministro e apoiou a candidatura do então premiê Dmitri Medvedev para o posto. Em 2012, após os mandatos presidenciais terem sido estendidos para seis anos, Putin foi eleito novamente.

Declarações

Putin falou com os eleitores, reunidos na frente de um palco na praça Vermelha, ainda durante a apuração. “Queridos amigos, obrigado por estarem reunidos no coração da capital nesta noite congelante de Moscou. Obrigado por seu apoio”, disse.

Pouco antes de falar com os apoiadores, Putin conversou com jornalistas. Questionado sobre o caso ex-agente duplo Serguei Skripal, que foi envenenado na Inglaterra, ele disse que seria “sem sentido e absurdo dizer que Rússia faria qualquer coisa assim antes das eleições e da Copa do Mundo”.

Por conta dos 11 fusos horários da Rússia, as seções eleitorais abriram às 8h (17h de sábado em Brasília) na região de Kamchatka, no extremo-oriente, e a última região a votar foi a de Kaliningrado, às 20h locais (15h em Brasília). No total, o pleito aconteceu durante 22 horas.