Moro determina prisão de Lula

Segundo despacho do juiz ex-presidente deve se apresentar à Polícia Federal, em Curitiba, até às 17h desta sexta-feira (6)





Foto: Leandro Taques

Minutos após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região autorizar o juiz Sérgio Moro a expedir o mandato de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o magistrado da 13ª vara Federal de Curitiba determinou o cumprimento da pena. Segundo o despacho, Lula tem até às 17h desta sexta-feira (6) para entregar-se à Polícia Federal, em Curitiba.

“Relativamente ao condenado e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade do cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão”, diz o despacho de Moro.

Lula foi condenado por Moro e teve sua pena majorada pelo TRF 4 em 12 anos e um mês prisão. A divulgação do pedido de prisão ocorreu 22 minutos depois do advogado de defesa, Cristiano Zanin Martins, afirmar que não existia a possibilidade de prisão. Segundo Zanin, a defesa apresentaria um novo recurso ao Tribunal Regional Federal.

Movimentos sociais articulavam, para esta sexta-feira (6), uma vigília no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, a partir das 18h. Até o momento nem Lula, sua equipe de defesa, o Partido dos Trabalhadores (PT) ou os movimentos sociais pronunciaram-se sobre a decisão.