Vereador Goura denuncia sucateamento do transporte de Curitiba

Ele acusa o prefeito Greca de não priorizar outros modelos de transporte





Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

O vereador Goura (PDT) voltou a criticar o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN). Ambos haviam discutido recentemente por causa do planejamento do transporte público da capital. Ao inaugurar o Ligeirão Santa Cândida/Capão Raso, Greca afirmou que era uma vitória sobre aqueles que “gouram a cidade”. O vereador respondeu dizendo que atual gestão abandonou compromissos de mobilidade assumidos durante a campanha eleitoral.

Dessa vez, em novo vídeo, o vereador avalia a estrutura do transporte de Curitiba, que se tornou o segundo mais caro do país na gestão de Greca. Goura alerta para falta de transparência na gestão, que foi questionada em CPI na Câmara dos Vereadores e no Ministério Público: superfaturamento; sonegação fiscal; fraude na licitação e formação de cartel (só uma família controla quase 70% dos consórcios de ônibus da cidade), entre outras.

Contudo, a principal preocupação é com a longividente dos contratos, que só vencem daqui sete anos e de quem está pagando pelos novos veículos: as empresas, conforme contrato, ou a população. “A próxima licitação será apenas em 2025. Até lá, temos que fiscalizar e garantir processos mais transparentes com uma tarifa justa para a população. O transporte público precisa estar a serviço dos curitibanos”, cobrou.