Mesmo preso, Lula aparece com mais que o dobro do segundo colocado

Ex-presidente aparece com 31% das intenções no primeiro turno e Jair Bolsonaro com 15%, apontou o Datafolha





Foto: Gibran Mendes

A pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (15), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com mais que o dobro de intenções de voto do segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL). O petista aparece com 31% das intenções no primeiro turno e Bolsonaro com 15%.

Na sequência aparecem a candidata Marina Silva (Rede), com 10%; Joaquim Barbosa, com 8%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 6%; Ciro Gomes (PDT), com 5%; Alvaro Dias (Podemos), com 3%; Manuela D’Ávila (PCdoB), com 2%; Fernando Collor (PTC), com 1%; Henrique Meirelles (MDB), com 1%; Rodrigo Maia (DEM), com 1%; e Flávio Rocha (PRB), com 1%. Guilherme Boulos (PSOL) não é citado na pesquisa.

O número de Lula é menor do que o da pesquisa anterior, quando ele tinha 34%. Segundo os especialistas, a queda pode ter sido motivada pela exposição midiática da prisão do ex-presidente e pela entrada de Joaquim Barbosa na pesquisa.

No segundo turno, Lula tem 48% contra 31% de Jair Bolsonaro. Num cenário com o tucano Geraldo Alckmin, Lula mantém 48% e o tucano aparece com 27%. Contra Marina Silva, Lula tem 46% e Marina 32%.

A pesquisa Datafolha foi feita entre quarta-feira (11) e sexta-feira (13). Foram realizadas 4.194 entrevistas em 227 municípios. Como os cenários pesquisados são diferentes dos analisados em janeiro, a comparação direta entre os dois levantamentos não é possível.

O Partido dos Trabalhadores diz manter a intenção de registrar a candidatura de Lula, preso no dia 7 de abril. Apesar do veto imposto pela Lei da Ficha Limpa à candidatura, a legislação permite que ele peça registro mesmo preso.

Nos cenários sem Lula, Jair Bolsonaro e Marina Silva (Rede) aparecem empatados na liderança. Ele tem 17% das intenções de voto, e ela oscila entre 15% e 16%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.