Torcedores de vários clubes fazem ato no acampamento Lula Livre

Manifestação foi organizada após episódio que militantes foram agredidos por integrantes de uma torcida organizada





Torcedores se uniram para prestar solidariedade ao ex-presidente Lula. Foto: Felipe Kfouri/Agência PT

Torcedores e torcedoras de vários clubes de futebol fizeram uma manifestação neste domingo (22) na vigília do acampamento Lula Livre, organizado em Curitiba, por militantes de diversos movimentos sociais e partidos de esquerda em solidariedade ao ex-presidente, preso desde o dia 7 de abril na superintendência da Polícia Federal.

A ideia da manifestação partiu informalmente pelas redes sociais, de torcedores de esquerda de times diferentes, com o mote “Paz, democracia e liberdade”, após o episódio do dia 16 quando militantes foram agredidos por integrantes de uma torcida organizada do Coritiba. Entre os presentes no ato deste domingo (22) estavam alguns torcedores do próprio Coxa, que repudiam as agressões e se solidarizam com a militância presente no acampamento.

O ato também contou com torcedores e torcedoras do Atlético Paranaense – que levaram uma faixa com o nome do grupo “Atleticanhotxs”; integrantes do coletivo “Democracia Corinthiana”; do grupo “Gralha Marx” do Paraná Clube; além de torcedores do Bangu, Grêmio, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Tubarão (SC).

Durante o ato, os torcedores destacaram a importância de levar a pauta política para os estádios de futebol e o crescimento nos últimos anos de coletivos, grupos e torcidas que pautam a inclusão social nos estádios, lutam contra o fascismo, repressão policial, racismo, homofobia, machismo e o processo de elitização do futebol brasileiro.

Na oportunidade as torcidas se uniram em solidariedade à Lula e cantaram um samba enredo em homenagem ao ex-presidente com o seguinte refrão: “Força Lula, não deixe de acreditar. Com persistência e garra, a luta do povo é que vai te libertar”.