Bradesco é denunciado no Procon-PR por fila de quatro horas

Movimento sindical protocola pedido de fiscalização no Procon contra descaso do banco Bradesco com a população, que é obrigada a esperar até quatro horas nas filas




FontePaula Zarth Padilha

Foto: Joka Madruga / SEEB

Na manhã desta segunda-feira, 28 de maio, a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC-CUT-PR) protocolou junto ao Procon estadual solicitação de fiscalização nas agências bancárias do Bradesco quanto ao tempo de espera para atendimento e, ainda, de pedido de reunião junto à entidade para que os sindicatos de representação dos trabalhadores bancários possam contribuir nesse processo de fiscalização.

No entendimento da FETEC, os sindicatos podem atuar intermediando denúncias e orientando a população prejudicada pelo descaso do Bradesco com o atendimento sobre como proceder contra o banco. O objetivo do movimento sindical bancário é alertar a população que a culpa pelas filas e pela demora no atendimento não é dos trabalhadores bancários, e sim da gestão do banco, que elimina postos de trabalho e empurra os clientes para os canais tecnológicos que são restritos para quem tem acesso à internet, lembrando que instituições financeiras são concessões públicas prestadoras de serviço à população e que esse viés é desvirtuado pelos bancos, que só visam o lucro.

Na denúncia, que é assinada pelo presidente da FETEC, Junior Cesar Dias, pela secretária geral da entidade, Daniele Perich, e pelos representantes das Comissões regionais de representação dos trabalhadores nas negociações com o banco (COEs), as dirigentes sindicais Ana Paula Lorini (Umuarama), Cristiane Zacarias (Curitiba) e por Valdecir Cernal (Londrina), está registrado oficialmente que em algumas agências do Paraná a população é obrigada a esperar por atendimento até quatro horas nas filas.

“Essa denúncia oficial ocorre após diversas outras tentativas de negociação com o banco, que incluem pedidos de reuniões ignorados ou condicionados a reuniões em São Paulo. Também fizemos manifestações e atos públicos com o atraso de abertura das agências. A partir de agora, envolvemos outras instituições, como o Procon, para que o banco seja fiscalizado oficialmente e punido por esse descaso”, afirma Cristiane Zacarias.

No dia 24 de abril, uma ação foi realizada em 22 agências do Paraná, com o objetivo de informar a população que as filas são causadas por descaso do Bradesco e por condições de trabalho precárias. No dia 4 de maio, a FETEC encaminhou pedido de reunião junto ao banco, que não foi atendido.