Mirian Gonçalves anuncia pré-candidatura ao Senado

Advogada foi vice-prefeita de Curitiba e afirma que o momento não é de omissão





Mirian Gonçalves. Foto: Gibran Mendes

A advogada e ex-vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, anunciou sua pré-candidatura ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em carta aberta enviada ao partido e aos militantes, ela coloca seu nome à disposição para disputar uma das duas vagas abertas nesta eleição. No documento Mirian diz que o momento “não é de omissão” e que “exige coragem para tratar de frente cada tema que afeta nossa sociedade”.

Confira a carta na íntegra:

Por que sou pré-candidata ao Senado.

O momento não é de omissão. Exige coragem para tratar de frente cada tema que afeta nossa sociedade. Nossos inimigos tentam criminalizar o PT e destruir o seu legado de anos de luta e conquistas da classe trabalhadora. É de solidariedade que precisamos, de companheirismo, de união do partido, porque a luta é muito maior do que a soma de todos e todas nós.

A exemplo da Senadora Gleisi que faz uma opção pelo partido ao se candidatar a deputada federal, pois suas tarefas como presidenta nacional do PT não permitiriam que fizesse campanha ao Senado com a dedicação necessária para a sua muito provável reeleição. Sua atuação corajosa orgulha a todos e todas paranaenses.
Neste ano teremos eleições para Governador/a e para Senador/a.
O PT Paraná tem a tradição democrática de, reconhecendo que a sociedade é composta por homens e mulheres, lançar candidatos e candidatas aos principais cargos majoritários.

Assentados esses pressupostos, coloco-me à disposição do PT, depois de serena reflexão, por várias razões. Tenho credenciais políticas, acadêmicas e intelectuais para mobilizar a militância, entre as quais:

1. Sou militante histórica do PT e dos movimentos sociais;
2. Fui vice-prefeita (PT) de Curitiba até 2016;
3. Assessoro, com meus colegas no DECLATRA, a CUT desde sua fundação;
4. Fui Secretária Municipal do Trabalho em Curitiba o que me garantiu o respeito de todas as Centrais Sindicais;
5. Sou de esquerda e destemida.

Assumindo o compromisso de, como primeiro ato de campanha e de mandato, defender a ANISTIA irrestrita a todos os outros políticos condenados sem provas e sem crime, posiciono-me abertamente pela revogação imediata de todas as medidas legais e administrativas, irresponsáveis que estão destruindo o Brasil, seja no âmbito trabalhista e sindical, seja naquele das políticas públicas desmontadas pelos usurpadores golpistas, praticadas com o beneplácito do Judiciário.

Por fim, não há “plano B”. Nosso candidato é o Lula, e será o próximo Presidente da República.

Se for candidata a Senadora este continuará sendo meu compromisso de vida!

A decisão obviamente caberá ao Partido dos Trabalhadores. O objetivo desta carta ao PT é simplesmente colocar-me à disposição da militância para, com energia, firmeza, e determinação, honrar o legado de mulheres e homens que acreditam na transformação da sociedade.

Saudações socialistas,

Mírian Gonçalves