Após protestos, amistoso entre Argentina e Israel é cancelado

Crianças palestinas escreveram uma carta à Messi pedindo que ele não jogasse em Israel





Lionel Messi durante os treinos preparatórios da Argentina, em Barcelona. Foto: AFA

O conflito entre Israel e Palestina obrigou a Associação de Futebol Argentino (AFA) a cancelar o amistoso entre a seleção argentina e Israel que aconteceria no sábado (9) em Jerusalém. O jogo já havia sido condenado pela Associação Palestina de Futebol e entidades argentinas ligadas aos direitos humanos, entre elas, o Comitê Argentino de Solidariedade ao Povo Palestino.

“Esta festa é como se comemorássemos o aniversário da ocupação das Malvinas. Seria uma aberração, uma falta de respeito e um ataque ao sentimento do povo argentino.”, disse Husni Abdel Wahed, embaixador palestino na Argentina, em analogia ao tamanho de sua indignação com a realização da partida.

Durante os treinos preparatórios da seleção argentina, no centro de treinamento do Barcelona, um grupo de palestinos protestaram queimando camisetas manchadas com sangue. Crianças palestinas escreveram uma carta ao craque Lionel Messi, pedindo que ele não jogasse em Israel.

“Não venha jogar… Esse campo é construído sobre nossa aldeia. É doloroso ver que a equipe, que tem o amor e o apoio de tantos cidadãos palestinos e árabes, participa da violação do direito internacional”, diz um trecho da carta.

Com o cancelamento da partida, o técnico Jorge Sampaoli procurará outra equipe para jogar um amistoso em Barcelona, antes do embarque da seleção alviceleste para Rússia.