Cinco mil pessoas marcharam 8 km para prestar solidariedade ao ex-presidente Lula

Caminhada entre a Praça Santos Andrade e a sede da PF fez parte da programação da 17ª Jornada de Agroecologia





Caminhada com mais de 8 kms aconteceu nesta sexta-feira (8). Foto: Gibran Mendes

Cerca de cinco mil pessoas saíram em marcha, nesta sexta-feira (8), da Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, com destino à sede da Superintendência da Polícia Federal, onde está o ex-presidente Lula. A caminhada terminou com o “boa noite Lula” na vigília que fica há uma quadra do local. Esta foi a forma encontrada por movimentos sociais participantes da 17ª Jornada de Agroecologia de prestar apoio ao ex-presidente.

Além da presença dos participantes da jornada, a tradicional saudação teve outros diferenciais. Velas foram acendidas e o “boa noite” também foi dado  em inglês, árabe, francês, hindi, e espanhol. A saudação foi transmitida ao vivo na cidade de Contagem (MG), onde está sendo lançada a pré-candidatura de Lula à presidência.

O coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, explicou que a marcha teve o objetivo de prestar solidariedade ao ex-presidente Lula e manifestar publicamente indignação com o poder judiciário. Para ele, Curitiba transformou-se no símbolo da opressão após a prisão do petista.

“Estamos manifestando nossa solidariedade ao companheiro Lula e nossa indignação contra o poder judiciário. Nós somos testemunhas que o Lula é inocente, não cometeu crime algum. Vamos desejar a ele [Lula] nosso boa noite e manifestar publicamente nossa indignação”, disse Stédile, momentos antes do início da marcha.