Após vistas e acordo, reajuste dos servidores estaduais é adiado

Governadora Cida Borguetti enviou projeto de lei com reposição de apenas 1%





Pedro de Oliveira/Alep

As propostas de revisão de vencimentos dos servidores públicos estaduais foram retiradas da pauta de votações da sessão plenária desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), após acordo mediado pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), entre o líder do Governo, deputado Pedro Lupion (DEM), e o líder da Oposição, deputado Anibelli Neto (PMDB). Segundo os parlamentares, a decisão de retirar os projetos tem como objetivo aguardar uma possível renegociação do índice de reajuste entre servidores estaduais e o Poder Executivo.

Antes do acordo, o deputado da oposição Tadeu Veneri (PT) havia pedido vistas do projeto na Comissão de Constituição e Justiça. “Temos que interromper esse calote que começou com o ex-governador e continua agora com a atual governadora”, disse. O projeto do governo limita a 1% a reposição das perdas salariais dos servidores do Poder Executivo, enquanto a proposta para os funcionários dos Poderes Legislativo e Judiciário é de 2,76%, relativos à inflação de 2017.

Segundo a APP Sindicato, a governadora Cida Borghetti prometeu fim ao calote, mas seu anúncio nessa segunda (26) manteve política semelhante ao seu antecessor. As previsões pessimistas de arrecadação apresentadas pelo governo foram derrubadas pelos estudos orçamentários do economista do FES, Cid Cordeiro.

“O governo tem dinheiro e não existe impedimento legal para a retomada do pagamento da data-base. Somando os últimos anos sem reposição da inflação, a categoria sofre com quase 12% de perdas salariais. Só no último período, o percentual é de 2,76%”, calculou a entidade.