PT indica Fernando Haddad como vice na chapa com Lula

Coligação entre PT e PCdoB é firmada após reunião entre as siglas; debate na Executiva petista ocorreu neste domingo (5)




FonteBrasil de Fato

Fernando Haddad cresceu 7,6% neste levantamento em relação ao último, em 17 de setembro. Foto: Gibran Mendes

Fernando Haddad foi definido como o candidato a vice na chapa à presidência encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT anunciou a decisão na noite deste domingo (5), após reunião da Executiva Nacional do partido, em São Paulo (SP). Na mesma noite, dirigentes do PT e do PCdoB se reuniram para definir a formação de uma coligação entre os partidos.

Em coletiva de imprensa após a definição, a presidenta do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, afirmou que “a tradição do PT sempre foi a de disputar eleições em coligações”. A parlamentar relatou que partiu do próprio Lula o convite para que Manuela integrasse a chapa.

“Nós entendemos que a candidatura de Manuela D’Ávila cumpriu um papel importantíssimo nessa unidade que estamos tendo para dar sustentação à candidatura de Lula. Ou seja, a formação de um campo progressista e popular para voltar a governar o país”, reforçou a petista, lembrando que o perfil jovem e de uma mulher fortalece a chapa.

A decisão pelo nome de Haddad como candidato a vice-presidente é “para fazer a representação de Lula durante esse processo, até tão logo se estabilize juridicamente a sua situação”, salientou a senadora. Gleisi informou que “Haddad e Manuela já vão sair numa agenda firme e forte pelo país, defendendo um  programa de governo progressista e popular”, e que estarão juntos e “hermanados” na coligação PT, PCdoB, PROS e PCO.

O primeiro anúncio foi feito por meio da conta oficial de Lula no Twitter. “Vamos com Lula e Fernando Haddad. Pra fazer #OBrasilFelizDeNovo!”.

Lula enviou, neste domingo, uma carta à Executiva Nacional do PT indicando o nome de Haddad para ser o candidato a vice na chapa do partido. O nome de Manuela D’Ávila (PCdoB) também foi cogitado para o cargo pelo ex-presidente, que deixou a decisão para os membros da Executiva.

De acordo com informações do Portal Vermelho: “Segundo o entendimento entre os dois partidos, Manuela D’Ávila cumprirá papel de destaque na campanha eleitoral junto Lula e Fernando Haddad e poderá ocupar a vaga de candidata a vice-presidente.”

Este domingo (5) foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como o prazo máximo para que os partidos indicassem seus candidatos a presidente e a vice nestas eleições.

Ainda que as definições partidárias devam ocorrer até esse prazo, a resolução do TSE sobre o calendário eleitoral indica que os nomes podem ser apresentados ao tribunal até segunda-feira (6), com base na regra que determina a entrega da ata até 24 horas após a decisão.

Antes do TSE confirmar à imprensa este entendimento na resolução deste ano, o PT trabalhava com a proposta de indicação de vice no dia 14 de agosto, véspera do registro eleitoral. Na coletiva desde domingo (5), Gleisi reforçou a crítica em relação à decisão do TSE em firmar para o dia 5 a definição das chapas. “Nós lamentamos profundamente a intervenção da justiça eleitoral na decisão dos partidos”.

Até o dia 15 de agosto, todos terão de apresentar ao tribunal os registros das candidaturas. Contudo, a lei eleitoral permite substituir candidatos até 17 de setembro.