Descriminalização das drogas será tema de debate público no teatro Guairinha

Evento objetiva discutir as consequências da criminalização e apresentar caminhos legislativos e jurídicos para reformar a atual política sobre drogas





O debate público sobre a descriminalização das drogas tem um novo local. O evento, que ocorreria na Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi transferido para o Teatro Guairinha. De acordo com os organizadores, a mudança ocorreu devido a grande procura pelo tema. O dia 30 de novembro (sexta-feira) e o horário, a partir das 9h, foram mantidos para o evento Ilegal: um debate público sobre drogas e segurança pública.

A iniciativa é do mandato do vereador Goura (PDT) com apoio da UFPR, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Paraná e do Abra a Gaveta, movimento que criou um canal do Youtube de produção de vídeos e documentários acerca do debate da descriminalização das drogas.

O evento objetiva discutir as consequências da criminalização e apresentar sugestões para possíveis caminhos legislativos e jurídicos para reformar a atual política sobre drogas. Goura, que elegeu-se deputado estadual na última eleição, aponta que essa atual política se mostra ineficiente e injusta. “[A política sobre drogas] trata ricos como usuários e pobres como traficantes, lota presídios, aumenta a violência, sobrecarrega o judiciário e as forças de segurança. Reformar nossas leis de drogas é mais do que fundamental, é urgente”, diz o vereador no chamado do evento.

Goura lembra que diversos países estão descriminalizando as drogas, fazendo delas um problema de saúde pública e não de polícia, deixando de encarcerar usuários e criminalizar pessoas por sua cor ou classe social. Além disso, outros países estudam os benefícios medicinais de substâncias ilegais e transformando o uso recreativo em motor da economia. “Se em vez de gastarmos tantas vidas e recursos com repressão, por que não investir em políticas sérias de conscientização, redução de danos e tratamento de dependentes?”, questiona o vereador.

Presenças

Entre as presenças confirmadas para o debate está o economista e ex-senador Eduardo Suplicy, atual vereador de São Paulo; o antropólogo e cientista político Luis Eduardo Soares, especialista em segurança pública e autor do livro “Elite da Tropa”; a artista e militante dos movimento negro e feminista Brisan N’tchalá; o advogado Alexandre Salomão, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PR, e o advogado e militante do movimento negro Renato Freitas, que foi candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Serviço

Ilegal: Debate público sobre drogas e segurança pública
Data: 30 de novembro (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Teatro Guairinha – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR, 80020-310

Saiba mais: https://bit.ly/2S4aZYy

Inscrições: https://bit.ly/2Q7oEAU