Vereadores obrigam educação pública a adotar Dia dos Pais e das Mães

Bancada conservadora rejeita adoção do Dia da Família, cada vez mais frequente nas escolas e cmeis




FonteInformações CMC

Foto: Rodrigo Fonseca

Os vereadores de Curitiba aprovaram, em primeiro turno, o projeto de lei do vereador conservador Thiago Ferro (PSDB) que obriga escolas e centros municipais de educação infantil de Curitiba a comemorarem os Dias do Pai e das Mães. Sem qualquer debate com a sociedade ou audiência pública, o vereador que assumiu a Fundação de Ação Social (FAS) alega que é necessário instituir essas datas, uma vez que a comunidade escolar tem cada vez mais adotado o chamado Dia da Família.

De acordo com a Câmara Municipal, “muitas pessoas o procuraram Thiago Ferro pedindo a oficialização da data no calendário escolar, que estaria sendo substituída pelo Dia da Família. Vereador afirmou que Dia da Família não terá alteração, mas que homenagens a pais e mães não poderiam ser substituídas”. O projeto foi aprovado por 17 votos a favor, 5 contrários e 3 abstenções.

A vereadora professora Josete (PT) foi uma dos vereadores que foram contra as escolas e cmeis serem obrigadas a adotar essa data de forma oficial. Ela também argumentou que o Dia da Família tem sido cada vez mais adotado tentando não excluir as novas concepções que existem no país. “Acredito que a gente tem que superar um conceito ultrapassado, de entender que o que é sadio é tradicional”.

Josete ainda apontou que projeto incorreria em ilegalidade pois lei municipal vedaria criar data se já existir data federal. “A proposta não respeita as novas configurações de família, núcleos familiares diversos ou crianças que não têm a figura do pai ou da mãe. Além disso, é preciso respeitar a autonomia pedagógica das escolas”, avalia.

Ao justificar seu projeto, Thiago Ferro alegou que as escolas municipais e centros de educação infantil já realizam, na semana que antecede, atividades alusivas às datas comemorativas. O projeto, em questão, visa estimular que esta cultura e tradição não se perca ao longo dos anos.

Ele também minimizou o respeito aos novos formatos de família com pais adotivos. Segundo o vereador evangélico, o fato de ser facultativa a participação respeita as condições de uma criança que não tem pai ou mãe presentes. “Ela pode participar ou não, se isso a relembra, a constrange, traz dor. Agora, essa criança também precisa ter oportunidade de relembrar qual é o papel do pai e da mãe”.

Reprodução stories CMC

Em uma enquete realizada nas redes sociais da CMC, é perguntado se as pessoas concordam em “instituir oficialmente as comemorações do Dia dos Pais e das Mães nas escolas municipais”. 81% das pessoas que responderam foram contrárias ao projeto.

Dia da Família

Dia Internacional das Famílias é celebrado no dia 15 de maio de cada ano. O Dia foi proclamado pela Assembléia Geral da ONU em 1993 com a resolução A / RES / 47/237 e reflete a importância que a comunidade internacional atribui às famílias . O Dia Internacional oferece uma oportunidade para promover a conscientização sobre questões relativas às famílias e para aumentar o conhecimento dos processos sociais, econômicos e demográficos que afetam as famílias.