Site francês confirma que presidente Bolsonaro espalhou fake news

Mediapart, citado por blog bolsonarista, prestou solidariedade a jornalista atacada por presidente





Jair Bolsonaro. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O site francês Mediapart confirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) divulgou informações falsas sobre a repórter Constanza Rezende, de “O Estado de São Paulo. O periódico francês foi citado pelo site bolsonarista “Terça Livre” como fonte para afirmar que a imprensa brasileira está empenhada em derrubar o governo. A “reportagem” com o áudio da conversa foi compartilhada pelo presidente.

Em mensagem publicada em português, o site se solidarizou com a jornalista e ainda considerou falsa a informação divulgada pelo presidente. “As informações publicadas no “club de Mediapart”, que serviram de base para o tweet de , são falsas. O artigo é de responsabilidade do autor e o blog é independente da redação do jornal”, explica em sua conta no Twitter.


Essa não é a única mentira do presidente revelada hoje (11). Bolsanaro, e seu filho, Carlos Bolsonaro, também chamou de fake news reportagem publicada na conta do UOL informando que o governo federal escalou um militar para cuidar de suas redes sociais.


Porém, a chamada “fake news” publicada pela Folha de São Paulo trata-se de uma informação disponível no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni. Após essa explicação, Carlos Bolsonaro mudou sua versão: “O modus operandi da imprensa militante: 1) Fala que o governo contratou novo coordenador das redes sociais após “polêmicas”. 2) Novo coordenador cuidará das redes institucionais, nunca alvos de “polêmicas”. 3) Logo, a contratação não tem relação com “polêmicas””, tuitou.