Justiça concede liberdade a Temer

Deicsão esperada para quarta-feira foi antecipada





Foto: Lula Marques/AGPT

O ex-presidente Michel Temer, preso nas Operações Radioatividade, Pripryat e Irmandade, conseguiu habeas corpus hoje (25). A presivão é de que seu caso seria avaliado somente no dia 27 de março. Mas o desembargador do Tribunal Regional da 2ª Região, Antonio Ivan Athié, revogou a prisão preventiva de Temer, ex-ministro Moreira Franco e de mais seis investigados. Todos estavam presos desde quinta-feira (21) por decisão do juiz Marcelo Bretas.

Michel Temer é investigado pela operação Lava Jato por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha e de ter recebido propina em troca de beneficiar indevidamente empresas do setor portuário. As investigações começaram quando Temer ainda era presidente, e a abertura do inquérito foi solicitada pelo STF, mas o Congresso Nacional barrou os pedidos pelo cargo de presidente que exercia na época.

Na sexta-feira, o próprio TRF-2 avaliou que o pedido só seria submetido no dia 27 de março. Agora, ao tomar a decisão, o desembargor Athié reforçou que a liberdade não significa defender a impunidade. “Ressalto que não sou contra a Lava Jato, ao contrário, também quero ver nosso país livre da corrupção que o assola. Todavia, sem observância das garantias constitucionais, asseguradas a todos, inclusive aos que a renegam aos outros, com violação de regras não há legitimidade no combate a essa praga”.

Despacho do TRF-2