Ratinho Júnior pode subir tarifa da Sanepar em 12,13%

Agepar autorizou o reajuste na última reunião e já comunicou o mercado





Foto: Ike Stahlke/Sanepar

O governador Ratinho Júnior (PSD) pode autorizar o reajuste da tarifa da Sanepar em 12,13%. O presidente da empresa, Claudio Stabile, havia solicitado o reajuste de até 25,63% a Agepar (Agência Reguladora do Paraná), que autorizou o aumento em reunião ocorrida ontem (15) a noite.

A ata 13/2019 da reunião extraordinária do conselho diretor da Agepar autorizou o reajuste de 12,63% para os paranaenses mediante análise de impactos econômicos e consulta aos usuários via audiências públicas”. O documento é assinado pelo diretor presidente João Vicente Bresolin, pela diretora de regulação, Rejane Karan, pelo diretor jurídico, Ivo Ericsson Camargo, e pelo secretário Ernesto Brandalize Neto. O reajuste engloba os serviços de água e esgoto e deve ser aplicado em até 30 dias da publicação da homologação.

O reajuste também foi comunicado ao mercado financeiro e acionistas no mesmo dia. “O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná – AGEPAR, no uso de suas atribuições, decidiu em reunião realizada nesta data, pela fixação do percentual de reajuste tarifário anual de 12,12944%, a ser aplicado nas contas de água e esgoto”, aponta Abel Demetrio, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores.

O governador Ratinho Júnior já havia sinalizado que a conta dos paranaenses poderia ficar mais cara. Segundo o governador, o reajuste seria fundamental para que a companhia possa fazer investimentos. “Hoje a Sanepar e a Copel são empresas de capital aberto, estão em bolsa de valores. Eu obviamente tenho que cobrar os investimentos. Gá um histórico muito ruim de fazer demagogia com tarifa. Obviamente, se houvesse uma tarifa abusiva sem investimento da Sanepar, eu cobraria um posicionamento da empresa”, declarou.

Ratinho quer privatizar Copel Telecom, aumentar tarifa da Sanepar e congelar salários de servidores estaduais