Associação Comercial do Paraná faz lobby pela Reforma da Previdência

Governo está longe dos votos necessários para aprovar o projeto





Associação patronal está em campanha pela reforma. Foto: Manoel Ramires

A Associação Comercial do Paraná (ACP) está em campanha pela Reforma da Previdência. A entidade está expondo um painel na Rua XV, em Curitiba, com o posicionamento dos deputados federais e senadores do estado. O banner expõe os votos favoráveis, contrários e indecisos e solicita posicionamento da população: “Ajude a cobrar o posicionamento do parlamentar em que você votou”. Por outro lado, entidades e sindicatos também estão em mobilização contra a reforma, expondo o mesmo mapa produzido pelo Atlas Político.

O painel apresenta que 11 parlamentares são favoráveis a reforma. 8 deputados e os 3 senadores. A reforma ainda tem 6 deputados federais que apoiam parcialmente a PEC 6/2019. Já a quantidade de indecisos são 10 e o projeto ainda tem 6 deputados contrários. O Paraná tem 33 parlamentares no Congresso Nacional.

Um terço dos representantes do Paraná está indeciso. Gráfico: DIEESE Paraná

O que o painel não mostra é que o posicionamento dos deputados sofreu pequena evolução desde sua apresentação, em 14 de março. Apenas dois parlamentares a mais declaravam voto a favor no período até 11 de abril. Aqueles que apóiam parcialmente dobrou de 3 para 6. E a quantidade de deputados indefinidos caiu de 15 para 10.

O mapa atual leva a ACP a pressionar os parlamentares. A entidade patronal encaminhou uma carta assinada pelo presidente da ACP, Gláucio Geara, dizendo que  “solicitamos que neste momento sejam deixados de lado outros temas, talvez também importantes, mas não prioritários para atual conjuntura das necessidades da sociedade brasileira. E que seja dada total prioridade e urgência para a Reforma previdenciária”.

Oposição tem 140 votos dos 206 votos necessários para barrar o projeto. Gráfico: DIEESE Paraná

Para a ACP, a reforma possibilita minorar o déficit público, equilibrar o orçamento e reduzir os juros básicos”. Argumento que não tem convencido os deputados federais. De acordo com mapa elaborado pelo DIEESE do Paraná, baseado em dados do Atlas Político, os votos favoráveis a reforma são de apenas 98. Três a mais do que o pesquisado na entrega do projeto. O apoio parcial, assim como no Paraná, praticamente dobrou (de 57 para 103). Contudo, a bancada de oposição a reforma segue firme com 140 votos, perdendo apenas dois parlamentares no período.

Para aprovar a PEC são necessários 308 dos 513 deputados. Como a oposição alega ter 140 votos, cabe ao governo 172 deputados indefinidos, o que representa 33,5% dos votos para passar pela Câmara dos Deputados.

Sindicatos e entidades têm conversado com a população sobre prejuízos do projeto. Foto: Gibran Mendes/CUT

Protesto contra a reforma

Em Curitiba ocorreram protestos contra a Reforma da Previdência (clique aqui para ver). Comitê Estadual em Defesa da Aposentadoria mobilizou diversos ativistas no centro de Curitiba pela campanha “Eu quero me aposentar”.  O evento ocorreu na Boca Maldita, onde ocorreu colheta de assinaturas.

Além da panfletagem e conversa com a população, dois caminhões de som circulam por Curitiba com informações sobre a Reforma. O áudio foi repetido também na Boca Maldita, em que ficou exposto um banner com o posicionamento dos deputados federais do Paraná contra e a favor da reforma.