Bolsonaro mantém em sigilo visita a Curitiba nesta sexta

Presidência teme protestos durante inauguração de centro de segurança





Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve vir a Curitiba nesta sexta-feira (10) para inauguração de um centro de inteligência. No entanto, o compromisso ainda não consta na agenda oficial da Presidência da República. As atividades da presidência da República têm sido divulgadas dia após dia e não com os eventos de toda semana. Tampouco na agenda do governador do estado, Ratinho Júnior (PsD).

De acordo com fontes, a visita ao Paraná está sendo mantida com o máximo sigilo. A comitiva presidencial não quer divulgar o local da cerimônia. O que se sabe é que o evento é sobre a criação do centro de integração para cuidar da segurança de fronteira. O projeto-piloto foi proposto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em encontro do governador do Paraná com o ministro Sérgio Moro no último dia 26 de abril.

O intuito do sigilo é evitar protestos contra os cortes na educação como aconteceram no Rio de Janeiro no dia 6 de maio. No Paraná, quatro instituições – UFPR, UTFPR, IFPR e UNILA – tiveram recursos cortados. Os estudantes organizam uma paralisação geral para o dia 15 de maio. Por outro lado, a visita do presidente a capital é um prato cheio para protestos.

De acordo com a direção da União dos Estudantes do Paraná (UPE), os universitários estão agindo em diversas frentes. Uma delas é divulgar nota assinada por diversas entidade. Outra frente organiza a paralisação no dia 15 e também dar publicidade do que a universidade produz de conhecimento.

Atualização

A presença de Bolsonaro em Curitiba foi confirmada pelo governo do Paraná. O governador Ratinho Júnior recebe o presidente às 17h30, no Palácio Iguaçu. Além de Curitiba, Bolsonaro deve ir a Foz do Iguaçu no dia para lançar o programa Escola Segura.