15 mil servidores ocupam ruas do centro da Capital

Estimativa é do Fórum das Servidores que organiza ato da greve das categorias





15 mil servidores protestaram contra congelamento de salários. Foto: Leandro Taques

Desde bem cedo, dezenas de caravanas chegam a capital. São professores, funcionários de escolas e outros servidores que participam de um ato unificado na manhã desta segunda.  O FES estimou que 15 mil servidores ocuparam as ruas da capital paranaense na manhã desta segunda-feira, numa tentativa de obrigar o governo do estado a reabrir a mesa de negociação com os grevistas.

Desde seu início, na última terça-feira (25), a greve tem adesão contínua das categorias do funcionalismo estadual, e a APP-Sindicato estima que 85% das escolas estaduais estão parcial ou totalmente paradas.

A greve completa 7 dias hoje é atinge quase 90% das escolas públicas estaduais. “Hoje é um dia importante. Nós estamos há quatro anos com os salários congelados e pedimos ao menos a reposição da inflação do último ano”, afirma Hermes Leão presidente da APP-Sindicato.

O objetivo é que o governo do Estado reabra a mesa de negociação e apresente proposta de pagamento da dívida de 17% que tem com servidores desde 2016. Há quase quatro anos, especificamente 42 meses o governo não paga a reposição da inflação.

“Desde março estamos nos reunindo com o governo e não tivemos respostas, apesar das promessas do governador durante a campanha e após ser eleito. Diálogo se faz com respostas e não tivemos, por isso iniciamos a greve” afirmou Marlei Fernandes da coordenação do FES.