“Passar fome no Brasil é uma grande mentira”, diz Bolsonaro

Declaração do presidente foi dada durante café da manhã com jornalistas





Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante café da manhã com Jornalistas. Foto: Marcos Corrêa/PR

Um dia após o presidente Jar Bolsonaro (PSL) dizer que se pudesse daria o “filé mignon para o filho”, referindo-se à embaixada dos EUA, ele deu outra declaração polêmica. Em café da manhã com jornalistas, o presidente disse que não existe fome do Brasil e que isso se trata de discurso populista.

De acordo com a Carta Capital, Bolsonaro disse a jornalistas: “O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, afirmou  Bolsonaro.

O Brasil de Fato informa que o Brasil voltou aos patamares de pobreza e extrema pobreza de doze anos atrás, segundo o levantamento da ActionAid Brasil. Dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), do IBGE, mostram que, entre 2016 e 2017, a pobreza da população passou de 25,7% para 26,5%. Enquanto os extremamente pobres, que vivem com menos de R$ 140 mensais (pela definição do Banco Mundial), saltaram de 6,6%, em 2016, para 7,4%, em 2017.